Capítulo 5

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 5

1 E foi no oitenta e quatro anos da vida de Noé que morreu Enoque, filho de Set, tinha novecentos e cinco anos de idade quando morreu.

2 E no cento e setenta e nove anos da vida de Noé, Cainã, filho de Enos, morreu, e todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos, e ele morreu.

3 E no duzentos e trinta e quatro anos da vida de Noé, morreram os paralelares, filhos de Cainã, e os dias de Macalaleta oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.

4 E Jarede, filho de Macalalal, morreu naqueles dias, no ano trezentos e trinta e seis da vida de Noé; e todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos e ele morreu.

5 E todos os que seguiram o Senhor morreram naqueles dias, antes de verem o mal que Deus declarou fazer na terra.

6 E depois do lapso de muitos anos, no quatrocentos e oitenta anos da vida de Noé, quando todos aqueles homens que seguiram o Senhor haviam morrido dentre os filhos dos homens, e somente Methuselah foi então deixado, Deus disse. a Noé e Matusalém, dizendo:

7 Falai, e proclamo aos filhos dos homens, dizendo: Assim diz o Senhor, retire-te dos vossos maus caminhos e abandone as tuas obras, e o Senhor se arrependerá do mal que ele declarou fazer a você, para que não venha a acontecer.

8 Pois assim diz o Senhor: Eis que vos darei um período de cento e vinte anos; se me voltares para mim e abandonares os teus maus caminhos, então também me desviarei do mal que te disse, e ele não existirá, diz o Senhor.

9 E Noah e Methuselah falaram todas as palavras do Senhor aos filhos dos homens, dia após dia, constantemente falando com eles.

10 Mas os filhos dos homens não lhes davam ouvidos, nem se atinham às suas palavras, e eram obstinados.

11 E o Senhor concedeu-lhes um período de cento e vinte anos, dizendo: Se eles voltarem, então Deus se arrependerá do mal, para não destruir a terra.

12 Noé, filho de Lameque, absteve-se de tomar uma esposa naqueles dias, para gerar filhos, porque ele disse: Certamente agora Deus destruirá a terra, por que então gerarei filhos?

13 E Noé era um homem justo, ele era perfeito em sua geração, e o Senhor o escolheu para criar semente de sua semente sobre a face da terra.

14 E o Senhor disse a Noé: Toma para ti uma mulher, e gera filhos, porque te vi justo diante de mim nesta geração.

15 E levantarás semente, e teus filhos contigo, no meio da terra; e Noah foi e tomou uma esposa, e escolheu Naamah a filha de Enosh, e ela tinha quinhentos e oitenta anos de idade.

16 E Noé tinha quatrocentos e noventa e oito anos de idade, quando ele tomou Naamah como esposa.

17 E Naamah concebeu e deu à luz um filho, e ele chamou o seu nome Jafé, dizendo: Deus me engrandeceu na terra; e ela concebeu novamente e deu à luz um filho, e ele chamou o seu nome Shem, dizendo: Deus me fez um remanescente, para suscitar semente no meio da terra.

18 E Noé tinha quinhentos e dois anos de idade quando Naamá desprezou Shem, e os meninos cresceram e foram pelos caminhos do Senhor, em tudo o que Matusalém e Noé, seu pai, lhes ensinaram.

19 E Lamech, pai de Noah, morreu naqueles dias; todavia, na verdade, ele não foi de todo o coração nos caminhos de seu pai e morreu no ano cento e noventa e cinco da vida de Noé.

20 E todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta anos, e ele morreu.

21 E todos os filhos dos homens que conheceram o Senhor morreram naquele ano, antes que o Senhor lhes trouxesse o mal; porque o Senhor quis que eles morressem, para não ver o mal que Deus traria sobre seus irmãos e parentes, como ele havia declarado fazer.

22 Naquele tempo, o Senhor disse a Noé e Matusalém: Levanta-te e proclama aos filhos dos homens todas as palavras que vos tenho falado naqueles dias; porventura eles se converterão dos seus maus caminhos, e eu me arrependerei então mal e não vai trazê-lo.

23 E Noah e Methuselah se manifestaram, e disseram aos ouvidos dos filhos dos homens, tudo o que Deus havia falado sobre eles.

24 Mas os filhos dos homens não quiseram ouvir, nem inclinaram seus ouvidos para todas as suas declarações.

25 E foi depois disso que o Senhor disse a Noé que o fim de toda a carne é vindo perante mim, por causa de suas más ações, e eis que destruirei a terra.

26 E toma para ti madeira de gopher, e vai para um certo lugar e faz uma arca grande, e coloca isto naquele local.

27 E assim farás tu; trezentos côvados de comprimento, cinquenta côvados de largura e trinta de altura.

28 E tu farás para ti uma porta, aberta ao seu lado, e a um côvado tu deverás terminar acima, e cobrir ela dentro e fora com piche.

29 E eis que eu trarei o dilúvio das águas sobre a terra, e toda a carne será destruída, de debaixo dos céus tudo o que há na terra perecerá.

30 Então tu e a tua casa, ajuntarás dois pares de todos os seres viventes, macho e fêmea, e os levarão à arca, para levantar semente deles sobre a terra.

31 e ajunta em ti todos os alimentos que são comidos por todos os animais, para que haja comida para ti e para eles.

32 E escolherás para teus filhos três donzelas, das filhas dos homens, e elas serão esposas para teus filhos.

33 E Noé levantou-se e fez a arca no lugar onde Deus lhe ordenara, e Noé fez o que Deus lhe ordenara.

34 No ano quinhentos e noventa e cinco, Noé começou a fazer a arca e fez a arca em cinco anos, como o Senhor havia ordenado.

35 Então Noé tomou as três filhas de Eliaquim, filho de Matusalém, como esposas de seus filhos, como o Senhor ordenara a Noé.

36 E foi nessa época que Matusalém, filho de Enoque, morreu, novecentos e sessenta anos de idade era ele, em sua morte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher