Capítulo 13

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 13

1 E Tera levou seu filho Abrão e seu neto Ló, filho de Harã, e Sarai sua nora, a esposa de seu filho Abrão, e todas as almas de sua casa e foram com eles de Ur Casdim para ir para a terra de Canaã. E quando eles chegaram até a terra de Harã, eles permaneceram lá, pois era uma terra extremamente boa para pastagem e de extensão suficiente para aqueles que os acompanhavam.

2 E o povo da terra de Harã viu que Abrão era bom e reto com Deus e os homens, e que o Senhor seu Deus estava com ele, e algumas pessoas da terra de Harã vieram e se juntaram a Abrão, e ele as ensinou a instrução do Senhor e seus caminhos; e estes homens permaneceram com Abrão em sua casa e eles aderiram a ele.

3 E Abroam permaneceu na terra por três anos e, ao fim de três anos, o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe; Eu sou o Senhor que te tirei de Ur Casdim, e te entreguei das mãos de todos os teus inimigos.

4 E agora, pois, se deres ouvidos à minha voz e guardardes os meus mandamentos, os meus estatutos e as minhas leis, far-lhe-ei que caiam os teus inimigos perante ti; e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e enviarei o meu abençoando todas as obras das tuas mãos, e não faltarás nada.

5 Levanta-te agora, toma tua mulher e tudo o que te pertence, e vai para a terra de Canaã, e permanece aí; e eu serei para ti como um Deus e te abençoarei. E Abrão se levantou e tomou sua esposa e todos pertencentes a ele, e ele foi para a terra de Canaã como o Senhor lhe dissera; e Abrão tinha cinquenta anos quando foi de Harã.

6 E Abrão chegou à terra de Canaã e habitou no meio da cidade, e ali armou sua tenda entre os filhos de Canaã, habitantes da terra.

7 E apareceu o SENHOR a Abrão quando veio à terra de Canaã, e lhe disse: Esta é a terra que te dei a ti e à tua descendência depois de ti para sempre, e farei a tua descendência como as estrelas do céu, e darei à tua descendência por herança todas as terras que virdes.

8 E Abrão construiu um altar no lugar onde Deus havia falado com ele, e Abroam invocou o nome do Senhor.

9 Naquele tempo, no final dos três anos de permanência de Abrão na terra de Canaã, naquele ano morreu Noé, que era o quinquagésimo oitavo ano da vida de Abrão; e todos os dias que Noé viveu foram novecentos e cinquenta anos e ele morreu.

10 E Abrão habitou na terra de Canaã, ele, sua esposa e todos os que pertenciam a ele, e todos aqueles que o acompanhavam, juntamente com aqueles que se uniram a ele do povo da terra; mas Nahor, irmão de Abrão, e Tera, seu pai, e Ló, filho de Harã, e todos os que pertenciam a eles, habitaram em Harã.

11 No quinto ano da casa de Abrão, na terra de Canaã, o povo de Sodoma e Gomorra e todas as cidades da planície se revoltaram contra o poder de Quedorlaomer, rei de Elam; porque todos os reis das cidades da planície tinham servido a Quedorlaomer por doze anos, e lhe deram um imposto anual, mas naqueles dias, no décimo terceiro ano, eles se rebelaram contra ele.

12 E no décimo ano da casa de Abrão, na terra de Canaã, houve guerra entre Ninrode, rei de Sinar, e Quedorlaomer, rei de Elão, e Nimrod veio para lutar com Quedorlaomer e subjugá-lo.

13 Pois Quedorlaomer era na época um dos príncipes das hostes de Nimrod, e quando todos os povos na torre foram dispersos e os que restaram também foram espalhados sobre a face da terra, Quedorlaomer foi para a terra de Elam e reinou sobre ele e se rebelou contra o seu senhor.

14 E naqueles dias quando Nimrod viu que as cidades da planície haviam se rebelado, ele veio com orgulho e raiva para guerrear com Quedorlaomer, e Nimrod reuniu todos os seus príncipes e súditos, cerca de setecentos mil homens, e foi contra Quedorlaomer e Quedorlaomer Saíram ao seu encontro com cinco mil homens, e se prepararam para a batalha no vale de Babel, que fica entre Elão e Sinar.

15 E todos aqueles reis lutaram lá, e Nimrod e seu povo foram feridos diante do povo de Quedorlaomer, e caíram dos homens de Nimrod cerca de seiscentos mil, e Mardon, o filho do rei, caiu entre eles.

16 E Nimrod fugiu e retornou em vergonha e desgraça à sua terra, e esteve sob sujeição a Quedorlaomer por um longo tempo, e Quedorlaomer voltou para sua terra e enviou príncipes de seu exército para os reis que moram ao redor dele, para Arioque rei de Elasar e a Tidal, rei de Goyim, fizeram um pacto com eles, e todos obedeceram às suas ordens.

17 E foi no décimo quinto ano da casa de Abrão, na terra de Canaã, que é o septuagésimo ano da vida de Abrão, e o Senhor apareceu a Abrão naquele ano e disse-lhe: Eu sou o Senhor que te trouxe fora de Ur Casdim para dar-te esta terra para uma herança.

18 Agora, pois, caminha adiante de mim, e sê perfeito, e guarda os meus mandamentos, pois a ti e à tua descendência darei esta terra em herança, desde o rio Mitzraim até ao grande rio Eufrates.

19 E virás a teus pais em paz e em boa idade, e a quarta geração voltará a esta terra e a herdará para sempre; e Abrão construiu um altar, e ele invocou o nome do Senhor que lhe apareceu, e ele trouxe sacrifícios sobre o altar ao Senhor.

20 Naquele tempo Abrão voltou e foi para Harã para ver seu pai e mãe, e a casa de seu pai, e Abroam e sua esposa e todos pertencentes a ele voltaram para Harã, e Abroam habitou em Harã por cinco anos.

21 E muitos do povo de Harã, cerca de setenta e dois homens, seguiram Abrão e Abrão ensinou-lhes a instrução do Senhor e seus caminhos, e ele ensinou-os a conhecer o Senhor.

22 Naqueles dias apareceu o Senhor a Abrão, em Harã, e disse-lhe: Eis que te falei nestes vinte anos, dizendo:

23 Sai da tua terra, desde a tua terra natal, e da casa de teu pai, para a terra que te mostrei para dar a ti e a teus filhos; porque nessa terra te abençoarei, e te darei um sustento. grande nação, e faz grande o teu nome, e em ti serão abençoadas as famílias da terra.

24 Agora, pois, levanta-te, sai deste lugar, tu, tua mulher e tudo o que te pertence, também todo aquele que nasceu em tua casa e todas as almas que fizeste em Haran, e os traz daqui contigo, e levanta-te. para retornar à terra de Canaã.

25 E Abrão se levantou e tomou sua esposa Sarai e todos pertencentes a ele e todos os que lhe nasceram em sua casa e as almas que eles tinham feito em Harã, e eles saíram para ir para a terra de Canaã.

26 E foi Abrão, e voltou para a terra de Canaã, conforme a palavra do Senhor. E Ló, filho de seu irmão Harã, foi com ele, e Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã para retornar à terra de Canaã.

27 E ele veio para a terra de Canaã de acordo com a palavra do Senhor a Abrão, e armou sua tenda e ele habitou na planície de Manre, e com ele estava o filho de Ló, seu irmão, e todos pertencentes a ele.

28 E o Senhor apareceu novamente a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra; e ali construiu um altar ao Senhor que lhe apareceu, que ainda está até hoje nas planícies de Mamre.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher