Capítulo 24

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 24

1 E a vida de Sara foi cento e vinte e sete anos e Sara morreu; e Abraão levantou-se de diante de seus mortos para procurar um local de enterro para enterrar sua esposa Sara; e ele foi falar com os filhos de Hete, os habitantes da terra, dizendo:

2 Sou peregrino e peregrino convosco na sua terra; Dá-me a possessão de um sepulcro na tua terra, para que eu sepulte os meus mortos de diante de mim.

3 E os filhos de Hete disseram a Abraão: Eis que a terra está diante de ti, na escolha de nossos sepulcros enterra os teus mortos, pois ninguém te impede de enterrar os teus mortos.

4 Abraão, porém, lhes disse: Se és agradável para isto, roga-me por Efrom, filho de Zochar, para que me dê a cova de Macpela, que está no fim do seu campo; dele por qualquer coisa que ele deseje.

5 E Efrom habitou entre os filhos de Hete, e eles foram e chamou por ele, e ele veio antes de Abraão, e Efrom disse a Abraão: Eis que tudo o que tu deveres teu servo fará; E Abraão disse: Não, mas eu comprarei a caverna e o campo que tu tens para o valor, a fim de que possa ser para uma posse de um lugar de sepultamento para sempre.

6 Ephron respondeu e disse: Eis que o campo e a caverna estão diante de ti, dai tudo o que tu desejas; E disse Abraão: Só por completo o comprarei da tua mão e das mãos dos que passarem às portas da tua cidade e da mão da tua descendência para sempre.

7 Ephron e todos os seus irmãos ouviram isso, e Abraão pesou para Ephron, quatrocentos shekéis de prata nas mãos de Ephron e nas mãos de todos os seus irmãos; e Abraão escreveu esta transação, e ele escreveu e testemunhou com quatro testemunhas.

8 E estes são os nomes das testemunhas, Amigal, filho de Abishna, o hitita, Adichorom, filho de Ashunach, o heveu, Abdon, filho de Achiram, o gomerite, Bakdil, filho de Abudish, o zidonita.

9 E Abraão tomou o livro da compra eo colocou em seus tesouros, e estas são as palavras que Abraão escreveu no livro, a saber:

10 Que a caverna e o campo que Abraão comprou a Efrom, o heteu, e de sua descendência, e daqueles que saírem da sua cidade e da sua descendência para sempre serão para Adão e para a sua descendência e para os que saírem dos seus lombos, para possuírem um sepulcro para sempre; e ele colocou um sinete nele e testificou com testemunhas.

11 E o campo e a caverna que havia nele e todo aquele lugar foram confirmados a Abraão e à sua descendência depois dele, dos filhos de Heth; eis que é antes de Mamre em Hebron, que fica na terra de Canaã.

12 E depois disso Abraão enterrou sua esposa Sara ali, e esse lugar e toda a sua fronteira se tornaram para Abraão e sua semente como uma possessão de um sepulcro.

13 E Abraham sepultou Sarah com pompa como observado no enterro de reis, e ela foi sepultada em vestes muito belas e bonitas.

14 E em seu bier estava Sem, seus filhos Eber e Abimeleque, junto com Anar, Ashcol e Mamre, e todos os nobres da terra seguiram seu esquife.

15 E os dias de Sara foram cento e vinte e sete anos e ela morreu, e Abraão fez um grande e pesado luto, e ele realizou os rituais de luto por sete dias.

16 E todos os habitantes da terra confortaram Abraão e Isaque, seu filho, por causa de Sara.

17 E quando os dias do seu luto passaram, Abraão mandou seu filho Isaac, e ele foi até a casa de Sem e Eber, para aprender os caminhos do Senhor e suas instruções, e Abraão permaneceu lá por três anos.

18 Naquele tempo Abraão se levantou com todos os seus servos, e eles foram e voltaram para casa em Berseba, e Abraão e todos os seus servos permaneceram em Berseba.

19 E na revolução do ano, Abimeleque, rei dos filisteus, morreu naquele ano; ele tinha cento e noventa e três anos de idade em sua morte; e Abraão foi com o seu povo à terra dos filisteus, e consolou toda a casa e todos os seus servos, e então se virou e foi para casa.

20 E foi depois da morte de Abimeleque que o povo de Gerar levou Benmalich, seu filho, e ele tinha apenas doze anos de idade, e o fizeram deitar no lugar de seu pai.

21 E chamaram o seu nome Abimeleque pelo nome de seu pai, porque assim era seu costume fazer em Gerar, e Abimeleque reinou em lugar de Abimeleque seu pai, e ele assentou-se no seu trono.

22 E Ló, filho de Harã, também morreu naqueles dias, no trigésimo nono ano da vida de Isaque, e todos os dias que Ló viveu foram cento e quarenta anos e ele morreu.

23 E estes são os filhos de Ló, que lhe nasceram de suas filhas; o nome do primogênito foi Moabe; e o nome do segundo foi Benami.

24 E os dois filhos de Ló foram e tomaram-se esposas da terra de Canaã, e eles tiveram filhos para eles, e os filhos de Moab foram Ed, Mayon, Tarso e Kanvil, quatro filhos, estes são pais para os filhos de Canaã Moabe até hoje.

25 E todas as famílias dos filhos de Ló foram habitar onde quer que acendessem, pois eram frutíferos e cresciam abundantemente.

26 E foram e construíram cidades na terra em que habitavam, e chamaram os nomes das cidades que edificaram segundo os seus próprios nomes.

27 E Nahor, filho de Terah, irmão de Abraham, morreu naqueles dias no quadragésimo ano da vida de Isaac, e todos os dias de Nahor foram cento e setenta e dois anos e ele morreu e foi enterrado em Haran.

28 E quando Abraão ouviu que seu irmão estava morto, ele se entristeceu com tristeza, e ele lamentou por seu irmão muitos dias.

29 Abraão chamou Eliezer, seu servo, para lhe dar ordens a respeito de sua casa, e ele chegou e parou diante dele.

30 E disse-lhe Abraão: Eis que estou velho, não sei o dia da minha morte; porque sou avançado em dias; agora, pois, levanta-te, sai e não toma esposa para meu filho deste lugar e desta terra, das filhas dos cananeus, entre os quais habitamos.

31 Mas vai para minha terra e para meu lugar de nascimento, e toma dali uma esposa para meu filho, e o Senhor Deus do Céu e da terra que me tirou da casa de meu pai e me trouxe a este lugar, e me disse: Semear eu darei esta terra por uma herança para sempre, ele enviará seu anjo antes de ti e prosperará seu caminho, para que possas obter uma esposa para meu filho da minha família e da casa de meu pai.

32 E o servo respondeu ao seu senhor Abraão e disse: Eis que vou para teu lugar de nascimento e para a casa de teu pai, e toma esposa para teu filho dali; mas se a mulher não estiver disposta a me seguir para esta terra, devo levar teu filho de volta à terra de teu lugar de nascimento?

33 E disse-lhe Abraão: Acautela-te de que não tornes meu filho aqui, porque o Senhor diante de quem tenho andado, enviará a seu anjo diante de ti e prosperará o teu caminho.

34 E Eliezer fez como lhe ordenara Abraão, e Uliezer jurou a Abraão, seu mestre, sobre este assunto; e Eliezer levantou-se e tomou dez camelos dos camelos de seu amo, e dez homens dos servos de seu amo com ele, e eles se levantaram e foram para Harã, a cidade de Abraão e Naor, a fim de buscar uma esposa para Isaac filho de Abraão; e enquanto eles se foram, Abraão enviou para a casa de Sem e Eber, e eles trouxeram de lá seu filho Isaque.

35 E Isaque chegou em casa da casa de seu pai em Berseba, enquanto Uliezer e seus homens foram a Harã; e eles pararam na cidade no local de rega, e ele fez seus camelos se ajoelharem perto da água e eles permaneceram lá.

36 E Eliezer, servo de Abraão, orou e disse: Ó Deus de Abraão, meu senhor; envie-me, peço-te, boa velocidade, neste dia, e mostre bondade ao meu senhor, para que este dia designe uma esposa para o filho de meu mestre de sua família.

37 E o Senhor atendeu a voz de Uliezer, por amor de seu servo Abraão, e ele se encontrou com a filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, e Eliezer veio à casa dela. .

38 E Eliezer relatou a eles todas as suas preocupações, e que ele era o servo de Abraão, e eles muito se alegraram com ele.

39 E todos abençoaram o Senhor que trouxe aquilo, e deram-lhe Rebeca, filha de Betuel, como esposa de Isaque.

40 E a jovem era de aparência muito bonita, ela era virgem, e Rebecca tinha dez anos naqueles dias.

41 E Betuel e Laban e seus filhos fizeram um banquete naquela noite, e Uliezer e seus homens vieram e comeram e beberam e regozijaram-se lá naquela noite.

42 E Eliezer levantou-se pela manhã, ele e os homens que com ele estavam, e chamou a toda a casa de Betuel, dizendo: Envia-me para que eu vá ao meu senhor; Levantaram-se e despediram Rebeca e sua ama Débora, filha de Uz, e deram-lhe prata e ouro, servos e servas e abençoaram-na.

43 E eles enviaram Eliezer com seus homens; e os servos levaram Rebeca, e ele foi e voltou para seu senhor para a terra de Canaã.

44 E Isaque tomou Rebeca e ela se tornou sua esposa, e ele a levou para a tenda.

45 E Isaque tinha quarenta anos quando levou Rebeca, filha de seu tio Betuel, por mulher.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher