Capítulo 28

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 28

1 E naqueles dias, após a morte de Abraão, naquele ano o Senhor trouxe uma fome pesada na terra, e enquanto a fome grassava na terra de Canaã, Isaque se levantou para descer a Egito por causa da fome, como seu pai Abraão havia feito.

2 E o Senhor apareceu naquela noite a Isaque e disse-lhe: Não desças ao Egito, mas levanta-te, vai a Gerar, a Abimeleque, rei dos filisteus, e fica ali até a cessação da fome. 3 E Isaque levantou-se e foi para Gerar, como o Senhor ordenou, e ele permaneceu lá por um ano inteiro.

4 E quando Isaque veio a Gerar, o povo da terra viu que Rebeca, sua esposa, era de uma bela aparência, e o povo de Gerar perguntou Isaque a respeito de sua esposa, e ele disse: Ela é minha irmã, porque ele tinha medo de dizer ela era sua esposa para que o povo da terra não o matasse por causa dela.

5 E os príncipes de Abimeleque foram e louvaram a mulher ao rei, mas ele não lhes respondeu, nem atentou para suas palavras.

6 Mas ele os ouviu dizer que Isaque declarou que ela era sua irmã, de modo que o rei reservou isto dentro de si.

7 E quando Isaque ficou três meses na terra, Abimeleque olhou para a janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher, porque Isaque habitava na casa exterior pertencente ao rei, de modo que a casa de Isaque estava em frente à casa do rei.

8 E disse o rei a Isaque: Que é isto que nos fizeste, dizendo-te de tua mulher: Ela é minha irmã? Quão facilmente poderia um dos grandes homens do povo ter se deitado com ela, e você teria então trazido culpa sobre nós.

9 E disse Isaque a Abimeleque: Por temer que eu morresse por causa de minha mulher, eu disse: Ela é minha irmã.

10 Naquele tempo Abimeleque deu ordens a todos os seus príncipes e grandes homens, e eles levaram Isaque e Rebeca, sua mulher, e os trouxeram perante o rei.

11 E o rei ordenou que os vestisses com roupas principescas, e os fizeste passear pelas ruas da cidade, e proclamar perante eles por toda a terra, dizendo: Este é o homem, e esta é sua mulher; quem tocar neste homem ou sua mulher certamente morrerá. E Isaque voltou com sua esposa para a casa do rei, e o Senhor estava com Isaque e ele continuou a crescer muito e não faltou nada.

12 E o Senhor fez com que Isaque achasse graça aos olhos de Abimeleque, e à vista de todos os seus súditos, e Abimeleque ficou bem com Isaque, pois Abimeleque lembrou-se do juramento e do pacto que existia entre seu pai e Abraão.

13 E Abimeleque disse a Isaque: Eis que toda a terra está diante de ti; habita onde quer que pareça bom aos teus olhos, até que retornes à tua terra; e Abimeleque deu a Isaque campos e vinhas e a melhor parte da terra de Gerar, para semear e colher e comer os frutos da terra até que os dias da fome devessem ter passado.

14 E Isaac semeou naquela terra, e recebeu cem vezes no mesmo ano, e o Senhor o abençoou.

15 E o homem tornou-se grande e possuía rebanhos e posses de rebanhos e grande quantidade de servos.

16 E quando os dias da fome se passaram, o Senhor apareceu a Isaque e disse-lhe: Levanta-te, sai deste lugar e volta para a tua terra, para a terra de Canaã; e Isaac levantou-se e voltou para Hebron, que está na terra de Canaã, ele e todos pertencentes a ele como o Senhor lhe ordenou.

17 E depois disso, o filho de Araches, filho de Safá, morreu naquele ano, que é o décimo oitavo ano da vida de Jacó e Esaú; e todos os dias que viveu Shelach foram quatrocentos e trinta e três anos e ele morreu.

18 Naquele tempo Isaque mandou seu filho mais novo Jacó para a casa de Sem e Eber, e ele aprendeu as instruções do Senhor, e Jacó permaneceu na casa de Sem e Eber por trinta e dois anos, e Esaú, seu irmão, não foi porque ele não estava disposto a ir e permaneceu na casa de seu pai na terra de Canaã.

19 E Esaú estava continuamente caçando nos campos para trazer para casa o que ele poderia obter, assim fez Esaú todos os dias.

20 E Esaú era um homem desenhista e enganador, que caçava o coração dos homens e os intrigava, e Esaú era um homem valente no campo, e no decorrer do tempo foi como sempre caçar; e ele chegou até o campo de Seir, o mesmo é Edom.

21 E ele permaneceu na terra de Seir caçando no campo um ano e quatro meses.

22 E Esaú viu na terra de Seir, filha de um homem de Canaã, e seu nome era Jeudite, filha de Beeri, filho de Epher, das famílias de Heth, filho de Canaan.

23 Esaú tomou-a por mulher, e ele se aproximou dela; Esaú teve quarenta anos quando ele a levou, e ele a levou a Hebron, a terra da morada de seu pai, e ele habitou ali.

24 E aconteceu naqueles dias, no centésimo décimo ano da vida de Isaac, que está no quinquagésimo ano da vida de Jacó, naquele ano morreu Sem o filho de Noé; Shem tinha seiscentos anos de idade em sua morte.

25 E quando Shem morreu, Jacó retornou a seu pai para Hebron, que está na terra de Canaã.

26 E no quinquagésimo sexto ano da vida de Jacó, vieram pessoas de Harã, e Rebeca foi informada a respeito de seu irmão Labão, filho de Betuel.

27 Pois a mulher de Labão era estéril naqueles dias, e não dava filhos, e também todas as suas servas não lhe davam nada.

28 E o Senhor depois se lembrou de Adinah, a esposa de Laban, e ela concebeu e teve filhas gêmeas, e Laban chamou o nome de suas filhas, o nome da mais velha Leah, e o nome da mais nova Rachel.

29 E aquelas pessoas vieram e disseram estas coisas a Rebecca, e Rebecca se alegrou muito que o Senhor visitou seu irmão e que ele tinha tido filhos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher