Capítulo 67

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 67

1 Havia um homem na terra do Egito, da descendência de Levi, cujo nome era Anrão, filho de Queda, filho de Levi, filho de Israel.

2 E este homem foi e tomou uma mulher, a saber, Joquebede, filha de Levi, irmã de seu pai, e ela tinha cento e vinte e seis anos de idade, e ele veio a ela.

3 E a mulher concebeu e deu à luz uma filha e chamou o seu nome Miriã, porque naqueles dias os egípcios tinham amargurado a vida dos filhos de Israel.

4 E concebeu de novo e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Arão, porque nos dias da sua concepção, Faraó começou a derramar o sangue dos filhos do sexo masculino de Israel.

5 Naqueles dias morreu Zepho, filho de Eliphaz, filho de Esaú, rei de Chittim, e Janeas reinou em seu lugar.

6 E o tempo que Zepho reinou sobre os filhos de Chittim foi de cinquenta anos, e ele morreu e foi sepultado na cidade de Nabna, na terra de Quitim.

7 E Janeas, um dos homens poderosos dos filhos de Chittim, reinou depois dele e ele reinou cinquenta anos.

8 E foi depois da morte do rei de Quitim que Balaão, filho de Beor, fugiu da terra de Quitim, e ele foi e foi ao Egito, a Faraó, rei do Egito.

9 E Faraó o recebeu com grande honra, pois ele tinha ouvido falar de sua sabedoria, e deu-lhe presentes e o fez para um conselheiro, e o engrandeceu.

10 E Balaão habitou no Egito, em honra com todos os nobres do rei, e os nobres o exaltaram, porque todos eles desejavam aprender a sua sabedoria.

11 E no centésimo trigésimo ano da descida de Israel ao Egito, Faraó sonhou que estava sentado em seu trono real, ergueu os olhos e viu um homem velho diante dele, e havia escamas nas mãos dos anciãos. homem, tais escalas são usadas pelos comerciantes.

12 E o ancião pegou as balas e as pendurou diante do faraó.

13 E o velho tomou todos os anciãos do Egito e todos os seus nobres e grandes homens, e os amarrou e os colocou em uma escala.

14 E ele pegou uma criança de leite e a colocou na outra balança, e a criança preponderou sobre tudo.

15 E Faraó ficou espantado com esta visão terrível, porque a criança deveria preponderar sobre tudo, e o Faraó acordou e eis que era um sonho.

16 E Faraó levantou-se cedo pela manhã e chamou todos os seus servos e relatou-lhes o sonho, e os homens ficaram com muito medo.

17 E o rei disse a todos os seus sábios, Interpreto, peço-te o sonho que eu sonhei, para que eu possa saber.

18 E Balaão, filho de Beor, respondeu ao rei e disse-lhe: Isto não quer dizer mais que um grande mal que se levantará contra o Egito nos últimos dias.

19 Porque nascerá a Israel um filho que destruirá todo o Egito e seus habitantes, e tirará do Egito os israelitas com mão forte.

20 Agora, pois, ó rei, toma conselho sobre esta questão, para destruires a esperança dos filhos de Israel e a sua expectativa, antes que venha o mal contra o Egito.

21 Então disse o rei a Balaão: Que faremos a Israel? Certamente, de certa maneira, nós primeiro nos aconselhamos contra eles e não pudemos prevalecer sobre eles.

22 Agora, pois, também darei conselho contra eles, para que possamos prevalecer sobre eles.

23 E Balaão respondeu ao rei, dizendo: Envia agora e chama os teus dois conselheiros, e veremos qual é o seu conselho sobre este assunto e depois o teu servo falará.

24 Então o rei mandou chamar os seus dois conselheiros, Reuel, o midianita, e Job, o uzita, e vieram e se assentaram perante o rei.

25 E o rei lhes disse: Eis que ambos ouvistes o sonho que sonhei e a sua interpretação; ora, pois, aconselha-te e conhece e vê o que deve ser feito aos filhos de Israel, mediante o qual podemos prevalecer sobre eles, antes que o mal entre eles se desenvolva contra nós.

26 E Reuel, o midianita, respondeu ao rei e disse: Que o rei viva, que o rei viva para sempre.

27 Se parecer bem ao rei, que desista dos hebreus e os deixe, e que ele não estenda a mão contra eles.

28 Pois estes são os que o Senhor escolheu nos dias da antiguidade, e tomou como herança da sua herança dentre todas as nações da terra e os reis da terra; e quem está aí que estendeu a mão contra eles impunemente, de quem o seu Deus não foi vingado?

29 Certamente tu sabes que quando Abraão desceu ao Egito, Faraó, o antigo rei do Egito, viu Sara sua esposa, e tomou por mulher, porque Abraão disse, Ela é minha irmã, porque ele estava com medo, para que os homens de O Egito deveria matá-lo por conta de sua esposa.

30 E quando o rei do Egito tinha tomado Sarah então Deus feriu a ele e sua casa com pragas pesadas, até que ele restaurou a Abraão sua esposa Sarah, então ele foi curado.

31 E Abimeleque, o gerarita, rei dos filisteus, Deus castigou por causa de Sara, mulher de Abraão, ao parar todo útero de homem a animal.

32 Quando o seu Deus veio a Abimeleque, no sonho da noite, e o aterrorizou, a fim de restaurar a Abraão Sara, a quem ele tinha tomado, e depois todo o povo de Gerar foi castigado por causa de Sara, e Abraão orou ao seu Deus por eles, e ele foi suplicado por ele, e ele os curou.

33 E Abimeleque temeu todo o mal que se apoderara dele e de seu povo, e voltou a Abraão, sua esposa Sara, e deu-lhe com ela muitos dons.

34 Fez isso também a Isaque, quando o expulsou de Gerar, e Deus lhe fizera coisas maravilhosas, que todos os cursos de água de Gerar foram secados e suas árvores produtivas não produziram.

35 Até Abimeleque de Gerar, e Auzzate, um dos seus amigos, e Pichol, o capitão do seu exército, foram ter com ele e se prostraram e prostraram-se diante dele por terra.

36 E eles pediram a ele para suplicar por eles, e ele orou ao Senhor por eles, e o Senhor foi suplicado a ele e ele os curou.

37 Também Jacó, homem normal, foi libido pela sua integridade da mão de seu irmão Esaú, e da mão de Labão, o sírio, irmão de sua mãe, que pedira a sua vida; também da mão de todos os reis de Canaã que se haviam reunido contra ele e seus filhos para os destruir, e o Senhor os livrou das suas mãos, que se viraram contra eles e os feriram, pois quem já estendera a mão contra eles com impunidade?

38 Faraó, o primeiro, pai de teu pai, levantou a José, filho de Jacó, sobre todos os príncipes da terra do Egito, quando viu a sua sabedoria, porque, com a sua sabedoria, ele resgatou todos os habitantes da terra da fome.

39 Depois disso ordenou a Jacó e seus filhos que descessem ao Egito, a fim de que, por meio de suas virtudes, a terra do Egito e a terra de Gósen fossem libertados da fome.

40 Agora, pois, se parecer bem aos teus olhos, deixai de destruir os filhos de Israel, mas, se não for a tua vontade que eles habitarão no Egipto, envia-os daqui para fora, para que eles possam ir à terra de Canaã, terra onde seus antepassados ​​peregrinaram.

41 E quando Faraó ouviu as palavras de Jetro ele ficou muito bravo com ele, de modo que ele levantou-se com vergonha da presença do rei, e foi para Midian, sua terra, e levou o bastão de José com ele.

42 Então disse o rei a Jó, o uzeu: Que digas a Jó, e qual é o teu conselho sobre os hebreus?

43 Então Jó disse ao rei: "" Eis que todos os habitantes da terra estão em seu poder, que o rei faça como lhe parecer bem aos seus olhos.

44 E disse o rei a Balaão: Que que disses Balaão, fala a tua palavra, para que a possamos ouvir.

45 E Balaão disse ao rei: De tudo quanto o rei aconselhou contra os hebreus, eles serão libertados, e o rei não poderá prevalecer sobre eles com qualquer conselho.

46 Pois, se pensardes diminuí-los pelo fogo flamejante, não podes prevalecer sobre eles, porque certamente o seu Deus libertou Abraão, seu pai, de Ur dos caldeus; e se tu pensas destruí-los com uma espada, certamente Isaque, seu pai, foi liberto dela, e um carneiro foi colocado em seu lugar.

47 E se com trabalho árduo e rigoroso pensas em diminuí-los, não prevalecerás também nisto, porque seu pai Jacó serviu Labão em todo o trabalho árduo e prosperou.

48 Agora, pois, ó rei, ouve as minhas palavras, porque este é o conselho contra elas convocado, pelo qual tu prevalecerás sobre eles e do qual não deves partir.

49 Se agrada ao rei que ordene a todos os seus filhos que nascerem deste dia em diante, para que sejam lançados na água, pois com isto podes limpar o seu nome, porque nenhum deles, nem de seus pais, foram julgados. dessa maneira.

50 E o rei ouviu as palavras de Balaão, e isto agradou ao rei e aos príncipes, e o rei fez conforme a palavra de Balaão.

51 E o rei ordenou que uma proclamação fosse feita e uma lei fosse feita em toda a terra do Egito, dizendo: Todo filho macho nascido aos hebreus, a partir de hoje, será lançado na água.

52 E Faraó chamou a todos os seus servos, dizendo: Agora vá e busque por toda a terra de Goshen onde estão os filhos de Israel, e veja que todo filho nascido para os hebreus será lançado no rio, mas toda filha você deve deixar viver .

53 E quando os filhos de Israel ouviram o que Faraó tinha ordenado, para lançar seus filhos do sexo masculino no rio, algumas das pessoas separadas de suas esposas e outros aderiram a eles.

54 E daquele dia em diante, quando chegou a hora do parto àquelas mulheres de Israel que tinham permanecido com seus maridos, eles foram ao campo para trazer para lá, e eles trouxeram no campo, e deixaram seus filhos no campo. e voltou para casa.

55 E o Senhor, que havia jurado a seus ancestrais multiplicá-los, enviou um de seus anjos ministradores que estão no céu para lavar cada criança em água, para ungir e cobrir e para colocar em suas mãos duas pedras lisas de uma das quais sugou leite e do outro mel, e ele fez seus cabelos ficarem até os joelhos, pelos quais poderia se cobrir; consolá-lo e apegar-se a ele, através de sua compaixão por ele.

56 E quando Deus teve compaixão deles e desejou multiplicá-los sobre a face da terra, ele ordenou que sua terra os recebesse para serem preservados até a época de seu crescimento, após o que a terra abriu sua boca e vomitou-os. e saíram da cidade como a erva da terra, e a erva do bosque, e voltaram para a sua família e para a casa de seu pai, e ficaram com eles.

57 E os bebês dos filhos de Israel estavam sobre a terra como a erva do campo, pela graça de Deus para eles.

58 E quando todos os egípcios viram isto, saíram, cada um para o seu campo com o seu jugo de bois e o seu arado, e lavraram-no como se lavra a terra no tempo da semeadura.

59 E quando araram, não conseguiram ferir as crianças dos filhos de Israel, assim as pessoas aumentaram e aumentaram muito.

60 E Faraó ordenou que seus oficiais diariamente fossem a Goshen em busca dos bebês dos filhos de Israel.

61 E quando eles procuraram e encontraram um, eles o tiraram do seio de sua mãe pela força, e o lançaram no rio, mas a criança feminina eles deixaram com sua mãe; assim fizeram os egípcios aos israelitas todos os dias.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher