Capítulo 81

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 81

1 E os filhos de Israel viajaram de Ramessés até Sucote, cerca de seiscentos mil homens a pé, além dos pequeninos e de suas esposas.

2 Também uma multidão mista subiu com eles, e rebanhos e manadas, até mesmo muito gado.

3 E a estadia dos filhos de Israel, que habitavam na terra do Egito em trabalho forçado, foi de duzentos e dez anos.

4 E, ao fim de duzentos e dez anos, o Senhor tirou do Egito os filhos de Israel com mão forte.

5 E os filhos de Israel viajaram do Egito e de Goshen e de Ramessés, e acamparam em Sucote no décimo quinto dia do primeiro mês.

6 E os egípcios enterraram todos os primogênitos que o Senhor havia ferido, e todos os egípcios enterraram seus mortos por três dias.

7 E os filhos de Israel viajaram de Sucote e acamparam em Ethom, no fim do deserto.

8 E no terceiro dia depois que os egípcios haviam sepultado seu primogênito, muitos homens se levantaram do Egito e foram atrás de Israel para fazê-los retornar ao Egito, pois se arrependeram de terem mandado os israelitas para longe de sua servidão.

9 E um homem disse ao seu vizinho: Certamente, Moisés e Arão falaram a Faraó, dizendo: Iremos uma jornada de três dias no deserto e sacrificaremos ao Senhor nosso Deus.

10 Agora, pois, vamos nos levantar de manhã cedo e levá-los a retornar, e será que, se eles retornam conosco para o Egito aos seus senhores, então saberemos que há fé neles, mas se eles não retornarem então vamos lutar com eles e fazê-los voltar com grande poder e uma mão forte.

11 E todos os nobres de Faraó se levantaram pela manhã, e com eles cerca de setecentos mil homens, e saíram do Egito naquele dia, e vieram ao lugar onde estavam os filhos de Israel.

12 E todos os egípcios viram e viram Moisés e Arão e todos os filhos de Israel estavam sentados diante de Pi-Hairote, comendo e bebendo e celebrando a festa do Senhor.

13 E todos os egípcios disseram aos filhos de Israel: Certamente tu disseste: Iremos uma jornada por três dias no deserto e sacrificaremos ao nosso Deus e voltaremos.

14 Agora, pois, hoje faz cinco dias desde que você foi, por que não retorna aos seus senhores?

15 Então responderam Moisés e Arão, dizendo: Porque o Senhor nosso Deus testificou em nós, dizendo: Nunca mais voltareis para o Egito, mas seremos conduzidos a uma terra que mana leite e mel, como o Senhor nosso Deus Jurei aos nossos antepassados ​​para nos dar.

16 Quando os nobres do Egito viram que os filhos de Israel não lhes davam ouvidos, para que voltassem ao Egito, cingiram-se para lutar contra Israel.

17 E o Senhor fortaleceu os corações dos filhos de Israel sobre os egípcios, que eles lhes deram uma surra severa, e a batalha era dolorosa contra os egípcios, e todos os egípcios fugiram de diante dos filhos de Israel, pois muitos deles pereceram pela mão de Israel.

18 E os nobres de Faraó foram ao Egito e disseram a Faraó, dizendo: Os filhos de Israel fugiram e nunca mais voltarão ao Egito, e assim Moisés e Arão nos falaram.

19 E Faraó ouviu isto, e seu coração e os corações de todos os seus súditos se voltaram contra Israel, e eles se arrependeram de que haviam enviado Israel; e todos os egípcios aconselharam o faraó a perseguir os filhos de Israel, para fazê-los voltar às suas cargas.

20 E disseram cada um a seu irmão: O que é isto que fizemos, e que enviamos Israel da nossa servidão?

21 E o Senhor fortaleceu o coração de todos os egípcios para perseguir os israelitas, pois o Senhor desejava derrubar os egípcios no Mar Vermelho.

22 E Faraó levantou-se e arrebanhou o seu carro, e ordenou a todos os egípcios que se reunissem, não restava nenhum homem exceto os pequeninos e as mulheres.

23 E todos os egípcios saíram com Faraó para perseguir os filhos de Israel, eo arraial do Egito era um acampamento extremamente grande e pesado, cerca de dez cem mil homens.

24 E todo este acampamento foi e perseguiu os filhos de Israel para trazê-los de volta ao Egito, e eles chegaram a eles acampados junto ao Mar Vermelho.

25 E os filhos de Israel levantaram os olhos, e viram todos os egípcios que os perseguiam, e os filhos de Israel ficaram muito aterrorizados com eles, e os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

26 E por causa dos egípcios, os filhos de Israel dividiram-se em quatro divisões, e eles foram divididos em suas opiniões, pois eles estavam com medo dos egípcios, e Moisés falou a cada um deles.

27 A primeira divisão foi dos filhos de Rúben, Simeão e Issacar, e resolveram lançar-se ao mar, pois tinham muito medo dos egípcios.

28 E Moisés disse-lhes: Não temais, fica parado e vê a salvação do Senhor que Ele efetuará neste dia para ti.

29 A segunda divisão foi dos filhos de Zebulom, Benjamim e Naftali, e eles resolveram voltar para o Egito com os egípcios.

30 E Moisés disse-lhes: Não temas, porque como viste os egípcios hoje, assim nunca mais os vereis.

31 A terceira divisão foi dos filhos de Judá e José, e resolveram ir ao encontro dos egípcios para lutar com eles.

32 Disse-lhes Moisés: Põe-te em pé, porque o Senhor lutará por ti e ficarás em silêncio.

33 E a quarta divisão era dos filhos de Levi, Gad e Asher, e eles resolveram ir para o meio dos egípcios para confundi-los, e Moisés disse-lhes: Permanecem em suas estações e não tenha medo, chamada apenas até o Senhor, para que ele te salve de suas mãos.

34 Depois disto Moisés levantou-se do meio do povo, e ele orou ao Senhor e disse:

35 Ó Senhor Deus de toda a terra, exceto agora o teu povo que tu trouxeste do Egito, e não deixes que os egípcios vangloriem-se daquele poder e o poder é deles.

36 Então o Senhor disse a Moisés: Por que clamas a mim? fala aos filhos de Israel que devem prosseguir, e estende a tua vara sobre o mar e divide-a, e os filhos de Israel passarão por ela.

37 E Moisés fez assim, e ele levantou sua vara no mar e dividiu-a.

38 E as águas do mar foram divididas em doze partes, e os filhos de Israel passaram a pé, com sapatos, como um homem passaria por uma estrada preparada.

39 E o Senhor manifestou aos filhos de Israel as suas maravilhas no Egito e no mar, por intermédio de Moisés e Arão.

40 E quando os filhos de Israel entraram no mar, os egípcios vieram depois deles, e as águas do mar recomeçaram sobre eles, e todos eles afundaram na água, e nenhum homem foi deixado à exceção do Faraó, que deu graças ao Senhor e acreditou nele, portanto o Senhor não o fez perecer naquele tempo com os egípcios.

41 E o Senhor ordenou que um anjo o tirasse dentre os egípcios, que o lançaram sobre a terra de Nínive e reinou por muito tempo.

42 E naquele dia o Senhor salvou Israel da mão do Egito, e todos os filhos de Israel viram que os egípcios haviam perecido, e eles viram a grande mão do Senhor, no que ele tinha realizado no Egito e no mar.

43 Então Moisés e os filhos de Israel cantaram este cântico ao Senhor, no dia em que o Senhor fizera com que os egípcios caíssem diante deles.

44 E todo o Israel cantou em concerto, dizendo: Eu cantarei ao Senhor porque Ele é grandemente exaltado, o cavalo e seu cavaleiro ele lançou no mar; eis que está escrito no livro da lei de Deus.

45 Depois disto os filhos de Israel prosseguiram em sua jornada, e acamparam em Mara, e o Senhor deu estatutos e juízos aos filhos de Israel naquele lugar em Mara, e o Senhor ordenou aos filhos de Israel que andassem em todos os seus caminhos e para servi-lo.

46 E partiram de Mara e chegaram a Elim, e em Elim havia doze fontes de água e setenta árvores, e as crianças acamparam ali junto às águas.

47 E partiram de Elim e chegaram ao deserto de Sim, ao décimo quinto dia do segundo mês depois de saírem do Egito.

48 Naquele tempo, o Senhor deu o maná aos filhos de Israel para comer, e o Senhor fez com que a comida chovesse do céu para os filhos de Israel, dia após dia.

49 E os filhos de Israel comeram o maná por quarenta anos, todos os dias que estavam no deserto, até que chegaram à terra de Canaã para possuí-lo.

50 E partiram do deserto de Sin e acamparam-se em Alush.

51 E eles procederam de Alush e acamparam em Refidim.

52 E quando os filhos de Israel estavam em Refidim, Amaleque, filho de Elifaz, filho de Esaú, irmão de Zepho, veio para lutar com Israel.

53 E ele trouxe consigo oitocentos e um mil homens, magos e conjuradores, e ele preparou para a batalha com Israel em Refidim.

54 E eles levaram uma grande e severa batalha contra Israel, e o Senhor entregou Amaleque e seu povo nas mãos de Moisés e dos filhos de Israel, e na mão de Josué, o filho de Nun, o Efrateu, o servo de Moisés.

55 E os filhos de Israel feriram Amaleque e seu povo ao fio da espada, mas a batalha era muito dolorosa contra os filhos de Israel.

56 E o Senhor disse a Moisés: Escreve isto como um memorial para ti em um livro, e coloca-o na mão de Josué, o filho de Nun, teu servo, e tu comandarás os filhos de Israel, dizendo: Chegará à terra de Canaã e apagará totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.

57 E Moisés fez assim, e ele pegou o livro e escreveu sobre ele estas palavras, dizendo:

58 Lembra-te do que Amaleque te fez na estrada quando saíste do Egito.

59 Quem te encontrou no caminho e feriu a tua retaguarda, mesmo os que eram fracos atrás de ti quando estavas débil e cansado.

60 Assim será quando o Senhor teu Deus te houver dado descanso de todos os teus inimigos ao redor da terra que o Senhor teu Deus te dá por herança, para possuí-la, para que a destruição de Amaleque seja apagada de debaixo de ti. céu, tu não o esquecerás.

61 E o rei que tiver piedade de Amaleque, ou de sua memória ou de sua semente, eis que eu exigirei dele, e eu o cortarei do meio de seu povo.

62 E Moisés escreveu todas estas coisas em um livro, e ele ordenou aos filhos de Israel que respeitassem todos esses assuntos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher