Capítulo 73

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 73

1 No quinquagésimo quinto ano do reinado de Faraó, rei do Egito, que está no ano cento e quinquagésimo sétimo dos israelitas que desceram ao Egito, reinou Moisés em Cush.

2 Moisés tinha vinte e sete anos quando começou a reinar em Cush e quarenta anos reinou.

3 E o Senhor concedeu a Moisés favor e graça aos olhos de todos os filhos de Cush, e os filhos de Cush o amaram muito, então Moisés foi favorecido pelo Senhor e pelos homens.

4 E no sétimo dia do seu reinado, todos os filhos de Cush reuniram-se e vieram perante Moisés e curvaram-se a ele por terra.

5 E todos os filhos falaram juntos na presença do rei, dizendo: Dá-nos conselho para que possamos ver o que deve ser feito a esta cidade.

6 Pois agora são nove anos em que estivemos cercando a cidade e não vimos nossos filhos e nossas esposas.

7 E o rei lhes respondeu, dizendo: Se ouvirdes a minha voz em tudo quanto eu te ordenar, o Senhor entregará a cidade em nossas mãos, e nós a submeteremos.

8 Pois se lutarmos com eles como na batalha anterior que tivemos com eles antes da morte de Kikianus, muitos de nós cairemos feridos como antes.

9 Agora, portanto, eis que aqui está o conselho para você nesta questão; se você escutar a minha voz, então a cidade será entregue em nossas mãos.

10 Todas as forças responderam ao rei, dizendo: Tudo quanto o nosso senhor mandar, faremos.

11 Disse-lhes Moisés: Passai, e anuncia uma voz em todo o arraial a todo o povo, dizendo:

12 Assim diz o rei: Vai ao bosque, e traze contigo alguns dos jovens da cegonha, cada um macho, um menino. um em sua mão.

13 E, qualquer que transgredir a palavra do rei, que não trouxer seu filho, morrerá, e o rei tomará todos os que lhe pertencem.

14 E quando os trouxeres, eles estarão em tua guarda, tu os criarás até que cresçam e tu os ensinarás a atacar, como é o caminho dos jovens do falcão.

15 Então todos os filhos de Cush ouviram as palavras de Moisés, e eles se levantaram e fizeram uma proclamação ser emitida por todo o acampamento, dizendo:

16 A ti, todos os filhos de Cush, a ordem do rei é que todos vocês vão juntos para a floresta, e apanhem ali as jovens cegonhas, cada homem seu jovem em sua mão, e vocês as trarão para casa.

17 E qualquer pessoa que violar a ordem do rei morrerá, e o rei tomará tudo o que lhe pertence.

18 E todo o povo o fez, e eles foram para o bosque, e eles subiram nos pinheiros e pegaram, cada um deles um jovem em sua mão, todos os jovens das cegonhas, e os trouxeram para o deserto e os criaram. por ordem do rei, e eles os ensinaram a atacar, semelhantes aos jovens falcões.

19 E depois que as jovens cegonhas foram criadas, o rei ordenou que ficassem com fome por três dias, e todo o povo o fez.

20 E no terceiro dia, o rei disse-lhes, fortalecei-vos e tornai-vos homens valentes, vestes cada um a sua armadura, cingi-lhe a espada e cavalgamos cada um a cavalo, e levai cada um a sua cegonha na mão. .

21 E nos levantaremos e lutaremos contra a cidade no lugar onde estão as serpentes; e todo o povo fez como o rei ordenara.

22 Tomaram, pois, cada um à sua moça na mão, e foram-se, e quando chegaram ao lugar das serpentes, o rei lhes disse: Envia cada homem a sua cegonha sobre as serpentes.

23 E eles enviaram cada homem a sua jovem cegonha por ordem do rei, e as jovens cegonhas correram sobre as serpentes e as devoraram todas e as destruíram daquele lugar.

24 E quando o rei e o povo tinham visto que todas as serpentes foram destruídas naquele lugar, todo o povo deu um grande grito.

25 E eles se aproximaram e lutaram contra a cidade e a tomaram e subjugaram, e eles entraram na cidade.

26 E ali morreram naquele dia mil e cem homens do povo da cidade, todos os que habitavam na cidade, mas do povo sitiante, nenhum deles morreu.

27 Então todos os filhos de Cush foram para sua casa, para sua esposa e filhos e para todos os que lhe pertenciam.

28 E Balaão, o mago, quando ele viu que a cidade foi tomada, ele abriu a porta e ele e seus dois filhos e oito irmãos fugiram e retornaram ao Egito para Faraó, rei do Egito.

29 Eles são os feiticeiros e magos que são mencionados no livro da lei, estando contra Moisés quando o Senhor trouxe as pragas sobre o Egito.

30 Então Moisés tomou a cidade por sua sabedoria, e os filhos de Cush o colocaram no trono em vez de Kikianus, rei de Cush.

31 E eles colocaram a coroa real sobre sua cabeça, e deram-lhe por esposa Adoniah, a rainha cushita, esposa de Kikianus.

32 E Moisés temeu o Senhor Deus de seus pais, de modo que não veio a ela, nem voltou os olhos para ela.

33 Porque Moisés se lembrou de como Abraão fizera a seu servo Eliezer jurar, dizendo-lhe: Não tomarás mulher das filhas de Canaã para meu filho Isaque.

34 Também o que Isaque fez quando Jacó fugiu de seu irmão quando ele lhe ordenou, dizendo: Não tomarás uma esposa das filhas de Canaã, nem fazereis aliança com nenhum dos filhos de Cão.

35 Porque o Senhor nosso Deus deu a Ham, filho de Noé, e aos seus filhos, e a toda a sua descendência, como filhos dos filhos de Sem e aos filhos de Jafé, e depois à sua descendência por escravos, para sempre.

36 Portanto Moisés não voltou o seu coração e os seus olhos para a esposa de Kikianus durante todos os dias que ele reinou sobre Cush.

37 E Moisés temeu ao Senhor seu Deus toda a vida, e Moisés caminhou diante do Senhor em verdade, com todo o seu coração e alma, ele não voltou do caminho certo todos os dias da sua vida; ele recusou não do caminho para a direita ou para a esquerda, no qual Abraham, Isaac e Jacob tinham andado.

38 E Moisés se fortaleceu no reino dos filhos de Cush, e ele guiou os filhos de Cush com sua sabedoria usual, e Moisés prosperou em seu reino.

39 E naquele tempo Arã e os filhos do oriente ouviram que Kikianus, rei de Cush havia morrido, de modo que Aram e os filhos do oriente se rebelaram contra Cush naqueles dias.

40 E Moisés reuniu todos os filhos de Cush, um povo muito poderoso, cerca de trinta mil homens, e ele saiu para lutar com Aram e os filhos do oriente.

41 E foram a princípio para os filhos do oriente, e quando os filhos do oriente ouviram o seu relato, foram ao seu encontro e travaram combate com eles.

42 E a guerra foi severa contra os filhos do oriente, de modo que o Senhor entregou todos os filhos do oriente na mão de Moisés, e cerca de trezentos homens caíram mortos.

43 E todos os filhos do oriente se afastaram e recuaram; por isso Moisés e os filhos de Cush os seguiram, subjugaram e cobraram impostos, como era seu costume.

44 Então Moisés e todo o povo com ele passaram dali para a terra de Arã para a batalha.

45 E o povo de Aram também foi ao encontro deles, e eles lutaram contra eles, e o Senhor os entregou nas mãos de Moisés, e muitos dos homens de Aram caíram feridos.

46 E Aram também foram subjugados por Moisés e pelo povo de Cush, e também deram seu imposto habitual.

47 E Moisés trouxe Arã e os filhos do oriente sob sujeição aos filhos de Cush, e Moisés e todo o povo que estava com ele se voltaram para a terra de Cush. 48 E Moisés se fortaleceu no reino dos filhos de Cush, e o Senhor estava com ele, e todos os filhos de Cush tinham medo dele.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher