Capítulo 84

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 84

1 Naquele tempo Corá, filho de Jetzer, filho de Kehath, filho de Levi, tomou muitos homens dos filhos de Israel, e eles se levantaram e brigaram com Moisés e Arão e toda a congregação.

2 E o Senhor irou-se contra eles, e a terra abriu a boca e os engoliu, com as suas casas e tudo o que lhes pertencia, e todos os homens pertencentes a Coré.

3 E depois disso Deus fez o povo dar a volta pelo caminho do Monte Seir por um longo tempo.

4 Naquele mesmo tempo disse o Senhor a Moisés: Não provoques guerra aos filhos de Esaú, porque não te darei coisa alguma tal como fizera a planta do pé; porque dei a mim Monte Seir por uma herança para Esaú.

5 Por isso os filhos de Esaú lutaram contra os filhos de Seir nos tempos antigos, e o Senhor entregou os filhos de Seir nas mãos dos filhos de Esaú, e os destruiu de diante deles, e os filhos de Esaú habitaram em seus em lugar até hoje.

6 Portanto o Senhor disse aos filhos de Israel: Não lutem contra os filhos de Esaú vossos irmãos, porque nada em sua terra pertence a vós, mas podem comprar comida deles por dinheiro e comê-los, e podem comprar água deles por dinheiro e beba.

7 E os filhos de Israel fizeram conforme a palavra do Senhor.

8 E os filhos de Israel percorreram o deserto, rodeando o caminho do monte Sinai por um longo tempo, e não tocaram nos filhos de Esaú, e eles continuaram naquele distrito por dezenove anos.

9 Naquele tempo morreu Latinus, rei dos filhos de Chittim, no quadragésimo quinto ano de seu reinado, que é o décimo quarto ano da partida dos filhos de Israel do Egito.

10 E eles o sepultaram no seu lugar que ele construiu para si na terra de Quitim, e Abimnas reinou em seu lugar por trinta e oito anos.

11 E os filhos de Israel passaram a fronteira dos filhos de Esaú naqueles dias, no final de dezenove anos, e eles vieram e passaram a estrada do deserto de Moab.

12 E o Senhor disse a Moisés: Não sitie Moab e não lute contra eles, porque eu não lhes darei nada da sua terra.

13 E os filhos de Israel passaram a estrada do deserto de Moab por dezenove anos, e eles não lutaram contra eles.

14 E no trigésimo sexto ano do afastamento dos filhos de Israel do Egito, o Senhor feriu o coração de Siom, rei dos amorreus, e ele lutou guerra, e saiu para lutar contra os filhos de Moab.
15 E Sihon enviou mensageiros a Beor, filho de Janeas, filho de Balaão, conselheiro do rei do Egito, e a Balaão, seu filho, para amaldiçoar Moab, a fim de que ele pudesse ser entregue na mão de Sihon.

16 E os mensageiros foram e trouxeram Beor, filho de Janeas, e Balaão, seu filho, de Pethor, na Mesopotâmia, de modo que Beor e Balaão, seu filho, vieram para a cidade de Sihon e eles amaldiçoaram Moab e seu rei na presença de Sihon, rei dos Amorreus.

17 Assim Seom saiu com todo o seu exército, e foi para Moabe, pelejou contra eles, e os submeteu; e o Senhor os entregou nas suas mãos, e Siom matou o rei dos moabitas.

18 E Sihon tomou todas as cidades de Moab na batalha; também tomou deles Hesbom, porque Hesbom era uma das cidades de Moabe; e Seon pôs os seus príncipes e os seus nobres em Hesbom, e Hesbom pertenceu a Siom naqueles dias.

19 Portanto, os parábolas Beor e Balaão, seu filho, proferiram estas palavras, dizendo: Vinde a Hesbon, a cidade de Siom será construída e estabelecida 20 Ai de ti, Moabe! tu estás perdido, ó povo de Kemosh! eis que está escrito no livro da lei de Deus.

21 E quando Siom tinha conquistado Moab, ele colocou guardas nas cidades que ele tinha tomado de Moab, e um número considerável dos filhos de Moab caiu em batalha nas mãos de Sihon, e ele fez uma grande captura deles, filhos e filhas e ele matou seu rei; então Sihon se voltou para sua própria terra.

22 E Sihon deu numerosos presentes de prata e ouro para Beor e Balaão seu filho, e ele os dispensou, e eles foram para a Mesopotâmia para sua casa e país.

23 Naquele tempo todos os filhos de Israel passaram da estrada do deserto de Moab, e voltaram e cercaram o deserto de Edom.

24 Assim toda a congregação chegou ao deserto de Sim, no primeiro mês do quadragésimo ano, desde a sua partida do Egito, e os filhos de Israel habitaram em Cades, no deserto de Sim; e Míriam morreu ali e ela foi enterrada lá. .

25 Naquele tempo Moisés enviou mensageiros a Hadad, rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Deixa-me passar, pela tua terra não atravessaremos vinhas ou campo; não beberemos a água do poço; nós andaremos na estrada do rei.

26 E Edom disse-lhe: Não passarás pela minha terra, e Edom saiu ao encontro dos filhos de Israel com um povo poderoso.

27 E os filhos de Esaú recusaram deixar passar os filhos de Israel pela sua terra, por isso os israelitas se afastaram deles e não lutaram contra eles.

28 Pois antes disto o Senhor havia ordenado aos filhos de Israel, dizendo: Não combaterás contra os filhos de Esaú, por isso os israelitas se apartaram deles e não lutaram contra eles.

29 Então os filhos de Israel partiram de Cades, e todo o povo veio ao monte Hor.

30 Naquele tempo o Senhor disse a Moisés: Dize a teu irmão Arão que ali morrerá, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel.

31 E subiu Arão, ao comando do Senhor, ao monte Hor, no quadragésimo ano, no quinto mês, no primeiro dia do mês.

32 E era Arão da idade de cento e vinte e três quando morreu no monte Hor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher