Capítulo 88

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 88

1 E foi depois da morte de Moisés que o Senhor disse a Josué, filho de Num, dizendo:

2 Levanta-te e passa o Jordão para a terra que tenho dado aos filhos de Israel, e tu fará com que os filhos de Israel herdem a terra.

3 Todo lugar em que a sola de seus pés pisarem pertence a você, desde o deserto do Líbano até o grande rio, o rio de Perath será seu limite.

4 Nenhum homem se levantará contra ti todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo, sê forte e de bom ânimo para observar toda a lei que Moisés te ordenaste, não voltes do caminho para a direita ou para a esquerda, a fim de que prosperes em tudo que fazes.

5 Então Josué deu ordem aos oficiais de Israel, dizendo: Passai pelo arraial e mandai ao povo, dizendo: Preparem as provisões, porque em três dias mais passarás o Jordão para possuir a terra.

6 E os oficiais dos filhos de Israel fizeram assim, e eles ordenaram ao povo e fizeram tudo o que Josué havia ordenado.

7 E Josué enviou dois homens para espiar a terra de Jericó, e os homens foram espiar Jericó.

8 Ao fim de sete dias chegaram a Josué no arraial, e lhe disseram: O Senhor entregou toda a terra em nossas mãos, e os seus habitantes se fundem de medo por causa de nós.

9 Sucedeu depois disso que Josué se levantou pela manhã e todo o Israel com ele, e partiram de Sitim, e Josué e todo o Israel com ele passaram o Jordão; e Josué tinha oitenta e dois anos quando passou o Jordão com Israel.

10 E o povo subiu do Jordão no décimo dia do primeiro mês, e acamparam-se em Gilgal, no canto oriental de Jericó.

11 E os filhos de Israel celebraram a páscoa em Gilgal, nas planícies de Jericó, no décimo quarto dia do mês, como está escrito na lei de Moisés.

12 E o maná cessou naquele tempo no dia seguinte da Páscoa, e não havia mais maná para os filhos de Israel, e eles comeram do produto da terra de Canaã.

13 E Jericó foi totalmente fechada contra os filhos de Israel, ninguém saiu ou entrou.

14 E foi no segundo mês, no primeiro dia do mês, que o Senhor disse a Josué: Levanta-te, eis que tenho entregou Jericó na tua mão com todo o seu povo; e todos os teus guerreiros rodearão a cidade uma vez por dia, assim farás por seis dias.

15 E os sacerdotes tocarão as trombetas, e ouvir-se-á o som da trombeta, todo o povo dará grande sonido, para que os muros da cidade caíssem; todo o povo subirá todos os homens contra o seu adversário.

16 E fez Josué conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara.

17 E no sétimo dia rodeavam a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocavam as trombetas.

18 E ao sétimo turno, Josué disse ao povo: Grito, porque o Senhor entregou toda a cidade nas nossas mãos.

19 Somente a cidade e tudo o que ela contém serão amaldiçoados ao Senhor, e se guardarão do anátema, para que não façam o acampamento de Israel maldito e o incomode.

20 Mas toda a prata, e ouro, e latão e ferro serão consagrados ao Senhor, eles virão para o tesouro do Senhor.

21 E o povo tocou as trombetas e fez grandes gritos, e os muros de Jericó caíram, e todo o povo subiu, cada um diante dele, e tomaram a cidade e destruíram tudo o que havia nela. e mulher, jovem e velho, boi e ovelha e jumento, ao fio da espada.

22 queimaram a cidade inteira com fogo; somente os vasos de prata e ouro, e latão e ferro, puseram no tesouro do Senhor.

23 E Josué jurou naquele tempo, dizendo: Maldito o homem que edifica Jericó; porá os seus alicerces no seu primogênito, e no seu filho mais jovem levantará as suas portas.

24 E Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, filho de Judá, traiçoeiramente fez o que havia de anátema, e tomou do anátema e o escondeu na tenda, e a ira do Senhor foi acendeu contra Israel.

25 E foi depois disso que, quando os filhos de Israel voltaram de Jericó em chamas, Josué enviou homens para espiar também Ai e combater contra ela.

26 E os homens subiram e espionaram Ai, e voltaram e disseram: Não suba todo o povo contigo a Ai, somente deixem cerca de três mil homens subirem e fumem a cidade, pois os seus homens são poucos.

27 E Josué fez assim, e subiu com ele dos filhos de Israel cerca de três mil homens, e eles lutaram contra os homens de Ai.

28 E a batalha foi severa contra Israel, e os homens de Ai feriram trinta e seis homens de Israel, e os filhos de Israel fugiram de diante dos homens de Ai.

29 E vendo Josué isso, rasgou as suas vestes, e lançou sobre o seu rosto em terra perante o Senhor, ele e os anciãos de Israel, e puseram pó sobre as suas cabeças.

30 E disse Josué: Por que, Senhor, fizeste passar este povo sobre o Jordão? o que direi depois que os israelitas viraram as costas contra seus inimigos?

31 Agora, pois, todos os cananeus, habitantes da terra, ouvirão isso e nos cercarão, e desarraigarão o nosso nome.

32 Então disse o Senhor a Josué: Por que te puseste na cara? levanta-te, desce, porque os israelitas pecaram e foram pegos do anátema; Eu não mais estarei com eles, a menos que eles destruam a coisa amaldiçoada dentre eles.

33 E Josué levantou-se e reuniu o povo, e trouxe o Urim pela ordem do Senhor, e a tribo de Judá foi tomada, e Acã, filho de Carmi, foi preso.

34 Então disse Josué a Acã: Dize-me, meu filho, o que fizeste; e disse Acã: Vi entre o despojo um bom vestuário de Sinar e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos; Cobicei-os e tomei-os; e eis que estão todos escondidos na terra, no meio da tenda.

35 E Josué enviou homens que foram e os tiraram da tenda de Acã, e os trouxeram a Josué.

36 E Josué tomou Acã e estes utensílios, e seus filhos e filhas e todos pertencentes a ele, e os trouxeram para o vale de Acor.

37 E Josué os incendiou ali com fogo, e todos os israelitas apedrejaram Acã com pedras, e eles levantaram sobre ele um montão de pedras, por isso ele chamou aquele lugar o vale de Acor, então a ira do Senhor foi apaziguada, e Josué depois veio para a cidade e lutou contra ela.

38 E o Senhor disse a Josué: Não temas, nem te desanimes, eis que entreguei na tua mão Ai, seu rei e seu povo, e farás a eles como fizeste com Jericó e seu rei, e só o despojo disso e os seus bois tomarás por presa para vós mesmos; coloque uma emboscada para a cidade por trás dele.

39 Assim fez Josué conforme a palavra do Senhor, e dentre os filhos da guerra escolheu dentre trinta mil homens valentes, e os enviou, e emboscaram a cidade.

40 E ele lhes ordenou, dizendo: Quando nos virdes, fugiremos diante deles com astúcia, e eles nos perseguirão; então vocês se levantarão da emboscada e tomarão a cidade, e assim fizeram.

41 E Josué lutou, e os homens da cidade saíram para Israel, não sabendo que estavam de emboscada para eles por detrás da cidade.

42 E Josué e todos os israelitas se fingiram cansados ​​diante deles, e eles fugiram pelo caminho do deserto com astúcia.

43 E os homens de Ai reuniram todo o povo que estava na cidade para perseguir os israelitas, e eles saíram e foram afastados da cidade, nenhum permaneceu, e eles deixaram a cidade aberta e perseguiram os israelitas.

44 E os que estavam de emboscada levantaram-se de seus lugares, e apressaram-se em vir à cidade e a tomaram e ateou fogo, e os homens de Ai voltaram, e eis que a fumaça da cidade subiu aos céus e eles não tinham como recuar de um jeito ou de outro.

45 E todos os homens de Ai estavam no meio de Israel, alguns deste lado e alguns daquele lado, e os feriram de modo que nenhum deles permaneceu.

46 E os filhos de Israel levaram Melosh, rei de Ai, vivo, e o trouxeram a Josué, e Josué o enforcou em uma árvore e ele morreu.

47 E os filhos de Israel voltaram para a cidade depois de queimá-la, e feriram todos os que estavam nela ao fio da espada.

48 E o número dos que haviam caído dos homens de Ai, tanto homem como mulher, foi de doze mil; somente o gado e o despojo da cidade tomaram para si mesmos, segundo a palavra do Senhor a Josué.

49 E todos os reis deste lado do Jordão, todos os reis de Canaã, ouviram do mal que os filhos de Israel haviam feito a Jericó e a Ai, e se reuniram para lutar contra Israel.

50 Só os habitantes de Gibeão tiveram muito medo de lutar contra os israelitas, para que não perecessem; e agiram astutamente, e vieram a Josué e a todo o Israel, e disseram-lhes: Viemos de uma terra distante, agora, pois, uma aliança conosco.

51 E os habitantes de Gibeão chegaram além dos filhos de Israel, e os filhos de Israel fizeram um pacto com eles, e eles fizeram as pazes com eles, e os príncipes da congregação juraram a eles, mas depois os filhos de Israel sabiam que eles eram vizinhos e moravam entre eles.

52 Mas os filhos de Israel não os mataram; porque eles haviam jurado a eles pelo Senhor, e eles se tornaram lenhadores de madeira e gavetas de água.

53 E Josué disse-lhes: Por que você me enganou, para fazer isso conosco? e responderam-lhe, dizendo: Foi-vos dito a teus servos tudo o que fizeste a todos os reis dos amorreus, e tínhamos muito medo de nossas vidas, e fizemos isso.

54 E Josué os designou naquele dia para cavar madeira e tirar água, e os dividiu como escravos para todas as tribos de Israel.

55 E quando Adonizedeque, rei de Jerusalém, ouviu tudo o que os filhos de Israel haviam feito a Jericó e a Ai, mandou dizer a Hoão, rei de Hebron, e a Piram, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Deber, rei de Eglom. ,

56 Sobe a mim e me ajude, para que possamos ferir aos filhos de Israel e os moradores de Gibeão, que fizeram a paz com os filhos de Israel.

57 E eles se reuniram e os cinco reis dos amorreus subiram com todos os seus acampamentos, um povo poderoso numerosos como a areia da praia do mar.

58 E todos estes reis vieram e acamparam diante de Gibeão, e começaram a lutar contra os habitantes de Gibeão, e todos os homens de Gibeão enviaram a Josué, dizendo: Subi rapidamente a nós e ajuda-nos, pois todos os reis dos amorreus se reuniram para lutar contra nós.

59 E Josué e todo o povo guerreiro subiram de Gilgal, e Josué subiu de repente a eles, e feriu estes cinco reis com uma grande matança.

60 E o Senhor os confundiu diante dos filhos de Israel, que os feriram com um terrível massacre em Gibeão, e os perseguiu pelo caminho que sobe a Bete Horom, a Maqueda, e fugiram de diante dos filhos de Israel.

61 E enquanto eles estavam fugindo, o Senhor enviou sobre eles granizos do céu, e mais deles morreram nas pedras do granizo, do que pelo massacre dos filhos de Israel.

62 E os filhos de Israel os perseguiram, e ainda os feriram na estrada, indo e atacando.

63 E quando eles estavam golpeando, o dia estava declinando em direção a noite, e Josué disse à vista de todo o povo, Sun, fica ainda em Gibeon, e tu lua no vale de Ajalon, até a nação deve ter vingado-se sobre seus inimigos.

64 E o Senhor ouviu a voz de Josué, e o sol parou no meio dos céus, e ficou por seis e trinta minutos, e a lua também parou e apressou-se a não descer um dia inteiro.

65 E não houve dia como aquele, antes ou depois dele, que o Senhor ouviu a voz de um homem, porque o Senhor lutou por Israel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher