Capítulo 55

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 55

1 E aconteceu depois disso que Jacó disse: Eu irei e verei meu filho no Egito e então voltarei para a terra de Canaã, da qual Deus havia falado a Abraão, pois não posso deixar o terra do meu local de nascimento.

2 Eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Desce ao Egito com toda a tua casa e fica ali, temendo que não desças ao Egito, porque ali farei de ti uma grande nação.

3 E disse Jacó dentro de si, eu irei e verei meu filho se o temor de seu Deus ainda está em seu coração em meio a todos os habitantes do Egito.

4 E o Senhor disse a Jacó: Não temas acerca de José, pois ele ainda conserva a sua integridade para me servir, como parecerá bom aos teus olhos, e Jacó regozijou-se muito com o seu filho.

5 Naquele tempo Jacó ordenou a seus filhos e família que fossem ao Egito, de acordo com a palavra do Senhor, e que Jacó se levantou com seus filhos e toda a sua casa; e saiu da terra de Canaã de Berseba com alegria. e alegria de coração, e eles foram para a terra do Egito.

6 E aconteceu que quando chegaram ao Egito, Jacó enviou Judá, diante dele, para José, a fim de lhe mostrar uma situação no Egito, e Judá fez conforme a palavra de seu pai, e ele apressou-se e correu para José, e designaram para eles um lugar na terra de Gósem para toda a sua casa, e Judá voltou e veio pela estrada para seu pai.

7 E José arrebanhou o carro, e reuniu todos os seus valentes e seus servos e todos os oficiais do Egito a fim de ir encontrar seu pai Jacó, e o mandado de José foi proclamado no Egito, dizendo: Tudo o que não vai ao encontro Jacó morrerá.

8 E no dia seguinte José saiu com todo o Egito, um grande e poderoso exército, todo vestido com trajes de linho fino e púrpura e com instrumentos de prata e ouro e com seus instrumentos de guerra com eles.

9 E foram todos ao encontro de Jacó com todos os tipos de instrumentos musicais, com tambores e adufes, espalhando mirra e aloés ao longo de toda a estrada, e todos foram seguindo este caminho, e a terra tremeu em seus gritos.

10 E todas as mulheres do Egito foram sobre os telhados do Egito e sobre os muros para se encontrar com Jacó, e sobre a cabeça de José estava a coroa real de Faraó, pois Faraó enviara a ele para colocar na hora de ir se encontrar o pai dele.

11 E quando José chegou a cinquenta côvados de seu pai, ele desembarcou do carro e ele andou em direção a seu pai, e quando todos os oficiais do Egito e seus nobres viram que José tinha ido a pé em direção a seu pai, eles também pousaram e andaram a pé em direção a Jacob.

12 E quando Jacó se aproximou do acampamento de José, Jacó observou o acampamento que vinha em sua direção com José, e isso o satisfez e Jacó ficou espantado com isso.

13 Então disse Jacó a Judá: Quem é aquele homem que vejo no arraial do Egito vestido com vestes reais, e vestido de vermelho, e uma coroa real sobre a cabeça, que desceu do seu carro e vem à nossa presença? e Judá respondeu a seu pai, dizendo: Ele é teu filho José, o rei; e Jacó se alegrou em ver a glória de seu filho.

14 E chegou José a seu pai, e se inclinou para seu pai; e todos os homens do arraial se prostraram diante dele diante de Jacó.

15 E eis que Jacó correu e apressou-se a seu filho José e caiu sobre seu pescoço e beijou-o, e eles choraram, e José também abraçou seu pai e o beijou, e eles choraram e todo o povo do Egito chorou com eles.

16 E Jacó disse a José: Agora eu morrerei alegremente depois de ter visto o teu rosto, que tu ainda és vivo e com glória.

17 E os filhos de Jacó e suas mulheres e seus filhos e seus servos, e toda a casa de Jacó choraram muito com José, e eles o beijaram e choraram muito com ele.

18 Então José e todo o seu povo voltaram para o Egito, e Jacó, seus filhos e todos os filhos de sua casa vieram com José para o Egito, e José os colocou na melhor parte do Egito, na terra de Gósen.

19 Disse José a seu pai e seus irmãos: Eu subirei e falarei a Faraó, dizendo: Meus irmãos e toda a casa de meu pai e todos os que pertencem a eles vieram a mim e eis que estão na terra de Gósen.

20 E José fez isso e tomou de seus irmãos Rúben, Issacar Zebulom e seu irmão Benjamim, e os colocou diante de Faraó.

21 E falou José a Faraó, dizendo: Os meus irmãos e a casa de meu pai, e todos os que pertencem a eles, juntamente com os seus rebanhos e gado, vieram a mim da terra de Canaã, para peregrinar no Egipto; porque a fome era dolorosa para eles.

22 E disse Faraó a José: Põe a teu pai e aos irmãos, na melhor parte da terra, não retire deles tudo o que é bom, e faze-lhes comer da gordura da terra.

23 E José respondeu, dizendo: Eis que os tenho posto na terra de Gósem, porque são pastores; portanto, permaneçam em Gósem, para apascentar os seus rebanhos dos egípcios.

24 E disse Faraó a José: Faz com teus irmãos tudo quanto te disserem; e os filhos de Jacó se curvaram a Faraó, e saíram dele em paz, e depois José levou seu pai a Faraó.

25 E Jacó veio e se curvou a Faraó, e Jacó abençoou Faraó, e ele então saiu; e Jacó e todos os seus filhos e toda a sua casa habitavam na terra de Gósen.

26 No segundo ano, isto é, no ano cento e trinta da vida de Jacó, José manteve a seu pai ea seus irmãos, ea toda a casa de seu pai, com o pão segundo os seus pequeninos, todos os dias da fome; eles não tinham nada.

27 E José lhes deu a melhor parte de toda a terra; os melhores do Egito tinham todos os dias de José; e José também deu a eles e a toda a casa de seu pai roupas e vestuário ano a ano; e os filhos de Jacó permaneceram em segurança no Egito todos os dias de seu irmão.

28 E Jacó sempre comia à mesa de José; Jacó e seus filhos não deixavam a mesa de José dia ou noite, além do que os filhos de Jacó consumiam em suas casas.

29 E todo o Egito comeu pão durante os dias da fome da casa de José, pois todos os egípcios vendiam tudo o que lhes pertencia devido à fome.

30 E José comprou todas as terras e campos do Egito para pão na conta de Faraó, e José supriu todo o Egito com pão todos os dias da fome, e Joseph coletou toda a prata e ouro que lhe vieram para o milho que eles comprado em toda a terra, e ele acumulou muito ouro e prata, além de uma imensa quantidade de pedras de ônix, bdélio e roupas valiosas que trouxeram de todas as partes da terra para José, quando o dinheiro foi gasto.

31 E José tomou toda a prata eo ouro que lhe vieram à mão, cerca de setenta e dois talentos de ouro e prata, e também pedras de ônix e bdélio em grande abundância, e José os escondeu em quatro partes, e ele ocultou uma parte em o deserto perto do Mar Vermelho, e uma parte pelo rio Perath, e a terceira e quarta parte ele escondeu no deserto oposto ao deserto da Pérsia e da Mídia.

32 E ele tomou parte do ouro e da prata que foram deixados, e deu a todos os seus irmãos e a toda a casa de seu pai, e a todas as mulheres da casa de seu pai, e o restante trouxe para a casa de Faraó. vinte talentos de ouro e prata.

33 E José deu todo o ouro e prata que restou a Faraó, e Faraó colocou-o no tesouro, e os dias da fome cessaram depois disso na terra, e semearam e ceifaram em toda a terra, e eles obtiveram a sua quantidade usual ano a ano; eles não tinham nada.

34 E José habitou em segurança no Egito, e toda a terra estava sob o seu conselho; e seu pai e todos os seus irmãos habitaram na terra de Gósen e tomaram posse dela.

35 E José era muito idoso, avançado em dias, e seus dois filhos, Efraim e Manassés, permaneciam constantemente na casa de Jacó, juntamente com os filhos dos filhos de Jacó seus irmãos, para aprender os caminhos do Senhor e sua lei .

36 E Jacó e seus filhos habitavam na terra do Egito, na terra de Goshen, e eles tomaram posse nela, e eles foram frutíferos e se multiplicaram nela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher