Capítulo 37

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 37

1 E no ano cento e quinto da vida de Jacó, que é o nono ano da habitação de Jacó com seus filhos na terra de Canaã, ele veio de Padã-Arã.

2 E naqueles dias Jacó viajou com seus filhos de Hebrom, e eles foram e voltaram para a cidade de Siquém, eles e todos os que pertenciam a eles, e eles habitaram ali, pois os filhos de Jacó obtiveram pastos bons e gordos para seu gado Na cidade de Siquém, a cidade de Siquém foi então reconstruída, e havia cerca de trezentos homens e mulheres.

3 E Jacó e seus filhos, e todos os que lhe pertenciam, habitaram na parte do campo que Jacó havia comprado de Hamor, pai de Siquém, quando ele veio de Padã-Arã, antes que Simeão e Levi ferissem a cidade.

4 E todos os reis dos cananeus e amorreus que cercavam a cidade de Siquém, ouviram que os filhos de Jacó haviam novamente vindo a Siquém e habitavam ali.

5 Disseram mais: Os filhos de Jacó, o hebreu, virão novamente à cidade e nela habitarão, depois de ferirem os seus habitantes e os expulsarem? Devem eles agora retornar e também expulsar aqueles que estão morando na cidade ou matá-los?

6 E todos os reis de Canaã se reuniram novamente, e eles se juntaram para guerrearem com Jacó e seus filhos.

7 E Jasube, rei de Tapnach, enviou a todos os seus reis vizinhos, a Elan, rei de Gaás, a Iuri, rei de Silo, ea Quatarta, rei de Chazar; a Susi, rei de Sartom, e a Labão, rei de Bete-Choran; Shabir rei de Othnay-mah, dizendo:

8 Aproxima-te de mim e ajuda-me, e ferimos a Jacó, o hebreu e seus filhos, e todos pertencentes a ele, porque eles voltaram a Siquém para possuí-lo e matar seus habitantes como antes.

9 E todos estes reis se reuniram e vieram com todos os seus acampamentos, um povo extremamente abundante como a areia na praia do mar, e eles eram todos opostos a Tapnach.

10 E Yashub, rei de Tapnach, foi até eles com todo o seu exército, e ele acampou com eles em frente a Tapnach sem a cidade, e todos estes reis se dividiram em sete divisões, sendo sete campos contra os filhos de Jacob.

11 E enviaram uma declaração a Jacó e seu filho, dizendo: Vem todos nós para que possamos ter uma entrevista juntos na planície, e vingar a causa dos homens de Shechem que você matou na sua cidade, e você vai Agora volte novamente para a cidade de Siquém e habite nela, e mate seus habitantes como antes.

12 E os filhos de Jacó ouviram isso e sua ira se acendeu grandemente com as palavras dos reis de Canaã, e dez dos filhos de Jacó apressaram-se e levantaram-se, e cada um deles cingiu em suas armas de guerra; e havia cento e dois dos seus servos com eles equipados em ordem de batalha.

13 E todos estes homens, os filhos de Jacó com os seus servos, foram em direção a estes reis, e Jacó, seu pai, estava com eles, e todos eles se puseram no montão de Siquém.

14 E Jacó orou ao Senhor por seus filhos, e ele estendeu as suas mãos ao Senhor, e disse: Ó Deus, tu és um Deus Todo-Poderoso, tu és nosso pai, tu formou-nos e nós somos as obras da tua mãos; Rogo-te que livras meus filhos da tua mão da misericórdia de seus inimigos, que hoje estão vindo para lutar com eles e salvá-los das mãos deles, pois na tua mão há poder e poder para salvar poucos dentre os muitos.

15 E dê aos meus filhos, teus servos, força de coração e poder para lutar com seus inimigos, para subjugá-los, e fazer seus inimigos caírem diante deles, e não deixar meus filhos e seus servos morrerem pelas mãos dos filhos de Canaã. .

16 Mas, se parecer bem aos teus olhos tirar a vida de meus filhos e de seus servos, toma-os em tua grande misericórdia, pelas mãos de teus ministros, para que não pereçam hoje, pelas mãos dos reis amorreus. .

17 E quando Jacó cessou de orar ao Senhor a terra tremeu de seu lugar, e o sol escureceu, e todos esses reis ficaram aterrorizados e uma grande consternação os agarrou.

18 E o Senhor atendeu a oração de Jacó, e o Senhor impressionou os corações de todos os reis e suas hostes com o terror e temor dos filhos de Jacó.

19 Porque o Senhor os fez ouvir a voz dos carros e a voz dos poderosos cavalos dos filhos de Jacó, ea voz de um grande exército os acompanhava.

20 E estes reis foram tomados com grande terror pelos filhos de Jacó, e enquanto eles estavam em pé em seus lugares, eis que os filhos de Jacó avançaram sobre eles, com cento e doze homens, com um grande e tremendo grito.

21 E quando os reis viram os filhos de Jacó avançando em direção a eles, eles ainda estavam mais em pânico, e eles estavam inclinados a recuar diante dos filhos de Jacó como no início, e não a lutar com eles.

22 Mas eles não recuaram, dizendo: Seria uma desgraça para nós duas vezes retirar-se de diante dos hebreus.

23 E os filhos de Jacó se aproximaram e avançaram contra todos estes reis e seus exércitos, e eles viram, e eis que era um povo muito poderoso, numeroso como a areia do mar.

24 E os filhos de Jacó chamaram ao Senhor e disseram: Ajuda-nos, ó Senhor, ajuda-nos e responde-nos, pois confiamos em ti e não vamos morrer pelas mãos destes homens incircuncisos que hoje vieram contra nós. .

25 E os filhos de Jacó cingiram em suas armas de guerra, e eles levaram em suas mãos cada homem seu escudo e sua lança, e eles se aproximaram para a batalha.

26 E Judá, filho de Jacó, correu primeiro diante de seus irmãos, e de dez dos seus servos com ele, e foi em direção desses reis.

27 Também Jasú, rei de Tapnach, saiu com o seu exército adiante de Judá, e Judá viu a Yashube e seu exército vindo em sua direção, e a ira de Judá se acendeu, e sua ira ardia dentro dele, e ele se aproximou da batalha em que Judá arriscou sua vida.

28 E Yashub e todo o seu exército estavam avançando em direção a Judá, e ele cavalgava sobre um cavalo muito forte e poderoso, e Yashub era um homem muito valente, e coberto com ferro e latão da cabeça aos pés.

29 E enquanto ele estava sobre o cavalo, ele atirou flechas com ambas as mãos de antes e para trás, como foi o seu modo em todas as suas batalhas, e ele nunca perdeu o lugar para o qual ele apontava suas flechas.

30 E quando Yashub veio para lutar com Judá, e estava lançando muitas flechas contra Judá, o Senhor prendeu a mão de Yashub, e todas as flechas que ele atirou se ergueram sobre seus próprios homens.

31 E apesar disso, Jasube continuou avançando em direção a Judá, para desafiá-lo com as flechas, mas a distância entre eles era de trinta côvados, e quando Judá viu Jasube lançando suas flechas contra ele, correu para ele com sua ira empolgada. .

32 Então Judá, do peso de sessenta siclos, tirou do chão uma grande pedra; e Judá correu para Jasube; com a pedra, porém, feriu-o no seu escudo, e ele se atordoou com o golpe, e caiu do seu cavalo o chão.

33 E o escudo rompeu em pedaços da mão de Yashub, e através da força do golpe, saltou para a distância de cerca de quinze côvados, e o escudo caiu diante do segundo acampamento.

34 E os reis que vieram com Jasube viram à distância a força de Judá, o filho de Jacó, e o que havia feito a Jasube, e eles tinham muito medo de Judá.

35 E se ajuntaram perto do acampamento de Jabar, vendo a sua confusão, e Judá puxou a sua espada e feriu quarenta e dois homens do arraial de Jasube, e todo o acampamento de Jasube fugiu para Judá, e ninguém parou contra ele, e eles partiram de Jasube e fugiu dele, e Jashub ainda estava prostrado no chão.

36 E vendo Jasum que todos os homens do seu acampamento haviam fugido dele, apressaram-se e levantaram-se aterrorizados contra Judá, e puseram-se em pé sobre as pernas, oposto a Judá.

37 E Yashub teve um único combate com Judá, colocando escudo em direção ao escudo, e os homens de Yashub todos fugiram, pois eles tinham muito medo de Judá.

38 E Yashub pegou sua lança em sua mão para atacar Judá sobre sua cabeça, mas Judá rapidamente colocou seu escudo em sua cabeça contra a lança de Jashub, de modo que o escudo de Judá recebeu o golpe da lança de Jashub, e o escudo também foi quebrado .

39 E quando Judá viu que seu escudo estava partido, ele apressadamente desembainhou a espada e feriu a Jasube nos tornozelos, e cortou os pés quando Jashub caiu no chão, e a lança caiu de sua mão.

40 E Judá apressadamente pegou a lança de Jashube, com a qual ele cortou a cabeça e lançou-a ao lado de seus pés.

41 E quando os filhos de Jacó viram o que Judá tinha feito a Yashub, todos eles correram para as fileiras dos outros reis, e os filhos de Jacó lutaram com o exército de Yashub, e os exércitos de todos os reis que estavam lá.

42 E os filhos de Jacó fizeram cair quinze mil homens deles, e os feriram como se golpeassem as cabaças, e os demais fugiram para salvar suas vidas.

43 E Judá ainda estava junto ao corpo de Jasube, e despojou a sua jaqueta de malha de Jacarta.

44 Também Judá tirou o ferro e o latão que estavam sobre Jasube, e eis que nove homens dos capitães de Jashube vieram para lutar contra Judá.

45 E Judá se apressou e pegou uma pedra do chão, e com ela feriu uma delas na cabeça, e seu crânio foi fraturado, e o corpo também caiu do cavalo para o chão.

46 E os oito capitães que ficaram, vendo a força de Judá, ficaram com muito medo e fugiram, e Judá com seus dez homens os perseguiram, e os alcançaram e mataram.

47 E os filhos de Jacó ainda estavam ferindo os exércitos dos reis, e eles mataram muitos deles, mas esses reis ousadamente mantiveram sua posição com seus capitães, e não recuaram de seus lugares, e eles exclamaram contra aqueles de seus exércitos que fugiram de diante dos filhos de Jacó, mas ninguém os ouvia, pois tinham medo de suas vidas, para que não morressem.

48 E todos os filhos de Jacó, depois de terem ferido os exércitos dos reis, voltaram e vieram perante Judá, e Judá ainda estava matando os oito capitães de Jasube e despir as suas vestes.

49 E Levi viu Elon, rei de Gaash, avançando em sua direção, com seus quatorze capitães para feri-lo, mas Levi não o soube com certeza.

50 E Elon com seus capitães se aproximou mais perto, e Levi olhou para trás e viu que a batalha foi dada a ele na retaguarda, e Levi correu com doze dos seus servos, e eles foram e mataram Elon e seus capitães ao fio da espada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher