Capítulo 64

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 64

1 E Balaão, filho de Beor, estava naquele tempo com Angeas na batalha, e quando ele viu que Zepho prevalecia sobre Angeas, ele fugiu de lá e chegou a Chittim.

2 E Zepho e os filhos de Quitim o receberam com grande honra, pois Zepho conhecia a sabedoria de Balaão, e Zepho deu a Balaão muitos presentes e ele permaneceu com ele.

3 E quando Zepho voltou da guerra, ordenou que todos os filhos de Chittim fossem contados, que haviam entrado em combate com ele, e eis que nenhum deles foi esquecido.

4 E Zepho se alegrou com isso, e ele renovou seu reino, e ele fez uma festa para todos os seus súditos.

5 Mas Zepho não se lembrou do Senhor e não considerou que o Senhor o havia ajudado na batalha, e que ele havia libertado ele e seu povo da mão do rei da África, mas ainda andava nos caminhos dos filhos de Quitim e do filhos ímpios de Esaú, para servirem a outros deuses que seus irmãos, os filhos de Esaú, lhe haviam ensinado; por isso é dito: Dos ímpios, sai a maldade.

6 E Zepho reinou sobre todos os filhos de Quitim em segurança, mas não conheceu o Senhor que livrara ele e todo o seu povo das mãos do rei da África; e as tropas da África não chegaram mais a Chittim para saquear como de costume, pois sabiam do poder de Zepho que havia ferido todos eles à beira da espada, então Angeas teve medo de Zepho, filho de Elifaz e dos filhos. de Chittim todos os dias.

7 Naquela época, quando Zepho havia retornado da guerra, e quando Zepho tinha visto como ele prevaleceu sobre todo o povo da África e os havia ferido em batalha na borda da espada, então Zepho aconselhou com os filhos de Chittim, para irem ao Egito para lutar com os filhos de Jacó e com Faraó, rei do Egito.

8 Pois Zepho ouviu que os poderosos do Egito estavam mortos e que José e seus irmãos, os filhos de Jacó, estavam mortos, e que todos os seus filhos, os filhos de Israel, permaneciam no Egito.

9 E Zepho considerou ir lutar contra eles e todo o Egito, para vingar a causa de seus irmãos os filhos de Esaú, que José com seus irmãos e todo o Egito tinham ferido na terra de Canaã, quando subiram para enterrar Jacó em Hebron

10 E Zepho enviou mensageiros a Hadad, filho de Bedad, rei de Edom, e a todos os seus filhos, os filhos de Esaú, dizendo:

11 Você não disse que você não iria lutar contra o rei da África, pois ele é um membro do seu pacto? eis que eu lutei com ele e feri a ele e a todo o seu povo.

12 Agora, portanto, resolvi lutar contra o Egito e os filhos de Jacó que estão lá, e serei vingado deles pelo que José, seus irmãos e antepassados ​​fizeram conosco na terra de Canaã quando subiram para enterrar seu pai. em Hebron.

13 Agora, então, se você estiver disposto a vir a mim para me ajudar na luta contra eles e o Egito, então vingaremos a causa de nossos irmãos.

14 E os filhos de Esaú deram ouvidos às palavras de Zepho, e os filhos de Esaú se reuniram, um povo muito grande, e eles foram ajudar Zepho e os filhos de Chittim em batalha.

15 E Zepho enviou a todos os filhos do oriente e a todos os filhos de Ismael palavras como estas, e eles se ajuntaram e vieram em auxílio de Zepho e dos filhos de Chittim na guerra contra o Egito.

16 E todos estes reis, o rei de Edom e os filhos do oriente, e todos os filhos de Ismael, e Zepho, o rei de Quitim, saíram e armaram todos os seus exércitos em Hebron.

17 E o acampamento era muito pesado, estendendo-se por uma distância de três dias de viagem, um povo numeroso como a areia na praia do mar, que não pode ser contada.

18 E todos estes reis e suas hostes desceram e vieram contra todo o Egito em batalha, e acamparam-se no vale de Pathros.

19 E todo o Egito ouviu o seu relato, e ajuntou-se também, todo o povo da terra do Egito, e de todas as cidades que pertenciam ao Egito, cerca de trezentos mil homens.

20 E os homens do Egito enviaram também aos filhos de Israel que estavam naqueles dias na terra de Goshen, para virem a eles a fim de irem e lutarem com esses reis.

21 E os homens de Israel se reuniram e foram cerca de cento e cinquenta homens, e eles foram para a batalha para ajudar os egípcios.

22 E os homens de Israel e do Egito saíram, cerca de trezentos mil homens e cento e cinquenta homens, e eles foram em direção a estes reis para a batalha, e eles se colocaram de fora da terra de Gósen, em frente de Pathos.

23 E os egípcios não criam em Israel para ir com eles em seus campos juntos para a batalha, pois todos os egípcios disseram: Talvez os filhos de Israel nos entreguem nas mãos dos filhos de Esaú e Ismael, pois eles são seus irmãos.

24 E todos os egípcios disseram aos filhos de Israel: Mantenham-nos aqui juntos em sua posição e iremos lutar contra os filhos de Esaú e Ismael, e se estes reis prevalecerem sobre nós, então, virão juntos a eles e ajudarão nós e os filhos de Israel o fizeram.

25 E Zefô, filho de Elifaz, filho de Esaú, rei de Quitim, e Hadad, filho de Bedade, rei de Edom, e todos os seus acampamentos, e todos os filhos do oriente, e filhos de Ismael, um povo numeroso como a areia, acamparam juntos no vale de Pathros em frente a Tachpanches.

26 E Balaão, filho de Beor, o sírio estava lá no acampamento de Zepho, porque ele veio com os filhos de Quitim para a batalha, e Balaão era um homem altamente honrado aos olhos de Zepho e seus homens.

27 E Zepho disse a Balaão: Tente por adivinhação para nós que possamos saber quem prevalecerá na batalha, nós ou os egípcios.

28 E Balaão levantou-se e experimentou a arte da adivinhação, e ele era hábil no conhecimento dela, mas estava confuso e a obra foi destruída em sua mão.

29 E ele tentou de novo, mas não teve êxito, e Balaão se desesperou e deixou e não o completou, pois isto era do Senhor, a fim de fazer com que Zepho e seu povo caíssem nas mãos dos filhos de Israel, que havia confiado no Senhor, o Deus de seus ancestrais, em sua guerra.

30 E Zepho e Hadade colocaram suas forças em ordem de batalha, e todos os egípcios foram sozinhos contra eles, cerca de trezentos mil homens, e nenhum homem de Israel estava com eles.

31 E todos os egípcios lutaram com estes reis, opostos a Pathros e Tachpanches, e a batalha foi severa contra os egípcios.

32 E os reis eram mais fortes do que os egípcios naquela batalha, e cerca de cento e oitenta homens do Egito caíram naquele dia, e cerca de trinta homens das forças dos reis, e todos os homens do Egito fugiram de diante dos reis, e os filhos de Esaú e Ismael perseguiram os egípcios, continuando a feri-los até o lugar onde ficava o acampamento dos filhos de Israel.

33 E todos os egípcios clamaram aos filhos de Israel, dizendo: Apressa-nos e ajuda-nos e salva-nos da mão de Esaú, Ismael e os filhos de Quitim.

34 E os cento e cinquenta homens dos filhos de Israel correram da sua condição para os acampamentos destes reis, e os filhos de Israel clamaram ao Senhor seu Deus para livrá-los.

35 E o Senhor ouviu a Israel, e o Senhor entregou todos os homens dos reis nas suas mãos, e os filhos de Israel lutaram contra estes reis, e os filhos de Israel feriram cerca de quatro mil dos homens dos reis.

36 E o Senhor lançou grande consternação no acampamento dos reis, de modo que o medo dos filhos de Israel caiu sobre eles.

37 E todos os exércitos dos reis fugiram de diante dos filhos de Israel, e os filhos de Israel os perseguiram, continuando a feri-los até as fronteiras da terra de Cush.

38 E os filhos de Israel mataram deles no caminho ainda dois mil homens, e dos filhos de Israel não um caiu.

39 E quando os egípcios viram que os filhos de Israel haviam lutado com tão poucos homens com os reis, e que a batalha era muito severa contra eles,

40 Todos os egípcios tinham muito medo de suas vidas por causa da forte batalha, e todo o Egito fugiu, cada um se escondendo das forças armadas, e eles se esconderam na estrada, e eles deixaram os israelitas para lutar.

41 E os filhos de Israel infligiram um golpe terrível nos homens dos reis, e eles voltaram deles depois que os levaram para a fronteira da terra de Cush.

42 E todo o Israel soube do que os homens do Egito tinham feito a eles, que haviam fugido deles em batalha e os deixado para lutar sozinhos.

43 Assim os filhos de Israel também agiram com astúcia, e quando os filhos de Israel voltaram da batalha, encontraram alguns dos egípcios na estrada e os feriram ali.

44 E enquanto eles os matavam, disseram-lhes estas palavras:

45 Por que você foi de nós e nos deixou, sendo algumas pessoas, para lutar contra esses reis que tinham um grande povo para nos ferir, para que você pudesse assim entregar o seu próprias almas?

46 E de alguns que os israelitas encontraram na estrada, os filhos de Israel falaram um com o outro, dizendo: Golpear, ferir, porque ele é um ismaelita, ou um edomita, ou dos filhos de Chittim, e eles ficaram em pé sobre ele e o matou, e eles sabiam que ele era um egípcio.

47 E os filhos de Israel fizeram astutamente as coisas contra os egípcios, porque haviam desertado deles em batalha e fugido deles.

48 E os filhos de Israel mataram desse modo os homens do Egito na estrada, cerca de duzentos homens.

49 E todos os homens do Egito viram o mal que os filhos de Israel tinham feito a eles, de modo que todo o Egito temia muito os filhos de Israel, pois eles tinham visto o seu grande poder, e que nenhum deles deles havia caído.

50 Então todos os filhos de Israel voltaram com alegria em seu caminho para Goshen, e o restante do Egito retornou cada homem para o seu lugar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher