Capítulo 79

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 79

1 E naqueles dias Moisés estava alimentando o rebanho de Reuel, o midianita, seu sogro, além do deserto de Pecém, e o bastão que ele tirou de seu sogro estava em sua mão. .

2 E aconteceu que um dia um bode de ovelhas se afastou do rebanho, e Moisés o perseguiu e foi para o monte de Deus para Horebe.

3 E quando ele chegou ao Horeb, o Senhor apareceu lá para ele na sarça, e ele encontrou a sarça ardendo no fogo, mas o fogo não tinha poder sobre o mato para consumi-lo.

4 E Moisés ficou muito espantado com esta visão, por isso a sarça não se consumiu, e ele se aproximou para ver esta coisa poderosa, eo Senhor chamou a Moisés do fogo e ordenou-lhe para descer ao Egito, a Faraó, rei do Egito para enviar os filhos de Israel do seu serviço.

5 E o Senhor disse a Moisés: Vai, volta para o Egito, porque todos os homens que procuraram a tua morte estão mortos, e falarás a Faraó para expulsar os filhos de Israel da sua terra.

6 E o Senhor lhe mostrou que fizesse sinais e maravilhas no Egito diante dos olhos de Faraó e dos olhos de seus súditos, a fim de que pudessem crer que o Senhor o havia enviado.

7 E Moisés ouviu tudo o que o Senhor lhe havia ordenado, e ele retornou ao seu sogro e disse-lhe a coisa, e Reuel disse-lhe: Vai em paz.

8 E Moisés levantou-se para ir ao Egito, e ele levou consigo sua esposa e seus filhos, e ele estava em uma hospedaria na estrada, e um anjo de Deus desceu, e procurou uma ocasião contra ele.

9 E ele quis matá-lo por causa de seu primogênito, porque não o havia circuncidado e havia transgredido o pacto que o Senhor fizera com Abraão.

10 Porque Moisés tinha escutado as palavras de seu sogro, que lhe falara, para não circuncidar o seu primogênito, por isso não o circuncidou.

11 E Zípora viu o anjo do Senhor buscando uma ocasião contra Moisés, e ela sabia que isso se devia a ele não ter circuncidado seu filho Gérson.

12 E Zípora apressou-se e tomou das pedras afiadas que estavam lá, e ela circuncidou seu filho, e entregou seu marido e seu filho da mão do anjo do Senhor.

13 E Arão, filho de Anrão, irmão de Moisés, estava no Egito, caminhando à beira do rio naquele dia.

14 E o Senhor apareceu a ele naquele lugar, e ele disse-lhe: Vai agora para Moisés no deserto, e ele foi e encontrou-o no monte de Deus, e ele beijou-o.

15 Então Arão levantou os olhos e viu a Zípora, mulher de Moisés e de seus filhos, e disse a Moisés: Quem são estes para ti?

16 E Moisés disse-lhe: Eles são minha mulher e meus filhos, que Deus me deu em Midiã; e a coisa entristeceu Arão por causa da mulher e seus filhos.

17 Então disse Arão a Moisés: Despede a mulher e os seus filhos para que se dirijam à casa de seu pai; e Moisés deu ouvidos às palavras de Arão, e assim fez.

18 E Zípora voltou com seus filhos, e eles foram para a casa de Reuel, e lá permaneceram até a hora em que o Senhor visitou seu povo, e os tirou do Egito da mão de Faraó.

19 Então vieram Moisés e Arão ao Egito, à comunidade dos filhos de Israel, e lhes disseram todas as palavras do Senhor, e o povo se alegrou grandemente da alegria.

20 E Moisés e Arão se levantaram cedo no dia seguinte, e foram à casa de Faraó e tomaram em suas mãos o bastão de Deus.

21 E quando chegaram à porta do rei, dois jovens leões foram confinados lá com instrumentos de ferro, e ninguém saiu ou saiu de diante deles, a menos que aqueles a quem o rei mandava vir, quando os mágicos vieram e retiraram os leões seus encantamentos, e isso os trouxe ao rei.

22 E Moisés se apressou e levantou o manto sobre os leões, e os soltou; e Moisés e Arão entraram na casa do rei.

23 Os leões também vieram com eles em alegria, e eles os seguiram e se alegraram quando um cão se alegra com seu mestre quando ele vem do campo.

24 E quando Faraó viu isto, ele ficou espantado com isso, e ficou muito aterrorizado com o relatório, pois sua aparência era como a aparência dos filhos de Deus.

25 E Faraó disse a Moisés: O que você exige? Responderam-lhe eles: O Senhor Deus dos hebreus nos enviou a ti, para dizer: Envia o meu povo, para que me sirva.

26 E quando Faraó ouviu suas palavras, ele ficou muito apavorado diante deles, e disse-lhes: Vai hoje e volte para mim amanhã, e eles fizeram de acordo com a palavra do rei.

27 E, partindo eles, Faraó mandou chamar a Balaão, o mago, a Janes, e a Jamrã seus filhos, ea todos os mágicos, e ensinos e conselheiros que pertenciam ao rei, e todos eles vieram e assentaram-se perante o rei.

28 E o rei contou-lhes todas as palavras que Moisés e seu irmão Arão lhe falaram, e os magos disseram ao rei: Mas como foram os homens para ti, por causa dos leões que estavam confinados à porta?

29 E disse o rei: Porque levantaram a vara contra os leões, e os soltaram; e vieram a mim, e os leões também se alegraram com eles, quando um cão se alegra de encontrar seu senhor.

30 E Balaão, filho de Beor, o mago respondeu ao rei, dizendo: Estes não são mais do que magos como nós.

31 Agora, pois, manda por eles, e venham eles, e nós os tentaremos, e o rei assim fez.

32 Pela manhã Faraó mandou Moisés e Arão à presença do rei, e tomaram a vara de Deus, e foram ter com o rei, dizendo:

33 Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Envia o meu povo para que me sirva.

34 E o rei lhes disse: Mas quem acreditará em ti que sois os mensageiros de Deus e que vens a mim por ordem dele?

35 Agora, portanto, dê uma maravilha ou sinal neste assunto, e então as palavras que você fala serão acreditadas.

36 E Arão apressou-se e atirou a vara da sua mão diante de Faraó e diante dos seus servos, e a vara transformou-se numa serpente.

37 E os feiticeiros viram isso e lançaram cada homem a sua vara no chão e tornaram-se serpentes.

38 E a serpente da vara de Arão levantou a cabeça e abriu a boca para engolir as varas dos magos.

39 Respondeu Balaão, o mago, e disse: Esta coisa tem sido desde os tempos da antiguidade; que a serpente engula a sua alma e que os que vivem devoram-se uns aos outros.

40 Agora, pois, restaura-a como se fosse a princípio, e também restauraremos nossas varas como eram no princípio, e se a tua vara engolir as nossas varas, então saberemos que o espírito de Deus está em ti; se não, tu és apenas um artífice como nós.

41 E Arão apressou-se e estendeu a mão e agarrou a cauda da serpente, e ela se tornou uma vara na mão, e os feiticeiros fizeram o mesmo com suas varas, e pegaram cada um dos rabos de sua serpente, e eles se tornaram varas como no princípio.

42 E, quando foram devolvidos a varas, a vara de Arão tragou as varas deles.

43 E quando o rei viu isso, ele ordenou que o livro de registros relacionados aos reis do Egito, fosse trazido, e eles trouxeram o livro de registros, as crônicas dos reis do Egito, em que todos os ídolos do Egito foram inscritos, pois pensaram em encontrar o nome de Jeová, mas não acharam.

44 E disse Faraó a Moisés e Arão: Eis que não achei o nome do teu Deus escrito neste livro, e não sei o nome dele.

45 E os conselheiros e os sábios responderam ao rei: Ouvimos dizer que o Deus dos hebreus é filho do sábio, filho dos antigos reis.

46 E Faraó virou-se para Moisés e Arão e disse-lhes: Não conheço o Senhor a quem você declarou, nem enviarei o seu povo.

47 E eles responderam e disseram ao rei: O Senhor Deus dos deuses é o seu nome, e ele proclamou o seu nome sobre nós desde os dias de nossos antepassados, e nos enviou, dizendo: Vai a Faraó e dize-lhe: Envia o meu povo que eles possam me servir.

48 Agora, pois, envia-nos a nós para que viajemos por três dias no deserto, e ali o sacrifiquem, porque desde os dias em que descemos ao Egito, ele não tirou de nossas mãos holocaustos, ofertas ou sacrifício, e se não nos enviares, a sua ira se acenderá contra ti, e ele ferirá o Egipto com a peste ou com a espada.

49 E Faraó disse-lhes: Diz-me agora o seu poder e seu poder; e disseram-lhe: Ele criou o céu e a terra, os mares e todos os seus peixes, ele formou a luz, criou as trevas, fez chover sobre a terra e a regou, e fez a erva e a erva brotar, ele criou homem e animal e os animais da floresta, as aves do ar e os peixes do mar, e pela sua boca eles vivem e morrem.

50 Certamente ele te criou no ventre de tua mãe, e colocou em ti o sopro da vida, e te criou e te colocou no trono real do Egito, e ele te tirará o teu fôlego e alma, e te fará voltar ao chão. tu foste tomado.

51 E a ira do rei se acendeu em suas palavras, e disse-lhes: Mas quem dentre todos os deuses das nações pode fazer isso? meu rio é meu e eu o fiz para mim mesmo.

52 E ele expulsou-os dele, e ele ordenou que o trabalho sobre Israel fosse mais severo do que era ontem e antes.

53 E Moisés e Arão saíram da presença do rei, e viram os filhos de Israel em péssima condição, porque os mestres-tesouros haviam feito o seu trabalho excessivamente pesado.

54 E Moisés retornou ao Senhor e disse: Por que trataste o teu povo? porque desde que vim falar a Faraó por que me enviaste, ele usou muitíssimo os filhos de Israel.

55 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que verás que, com mão estendida e pesadas pragas, o faraó expulsará os filhos de Israel da sua terra.

56 E Moisés e Arão habitaram entre seus irmãos os filhos de Israel no Egito.

57 E quanto aos filhos de Israel, os egípcios amarguraram suas vidas, com o trabalho pesado que lhes impuseram.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher