Capítulo 3

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 3

1 E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém; e Enoque andou com Deus depois de ter gerado Metusalém, e ele serviu ao Senhor, e desprezou os maus caminhos dos homens

2 E a alma de Enoque foi envolvida na instrução do Senhor, em conhecimento e em entendimento; e ele sabiamente se retirou dos filhos dos homens e se escondeu deles por muitos dias.

3 E foi ao expirar muitos anos, enquanto ele estava servindo ao Senhor, e orando diante dele em sua casa, que um anjo do Senhor o chamou do céu, e ele disse: Aqui estou eu.

4 E ele disse: Levanta-te, sai da tua casa e do lugar em que te escondas, e apareça para os filhos dos homens, a fim de ensinar-lhes o caminho que devem seguir e a obra que devem seguir. realizar para entrar nos caminhos de Deus.

5 E Enoque se levantou de acordo com a palavra do Senhor, e saiu de sua casa, de seu lugar e da câmara em que estava escondido; e ele foi para os filhos dos homens e ensinou-lhes os caminhos do Senhor, e naquele tempo reuniu os filhos dos homens e os familiarizou com a instrução do Senhor.

6 E ordenou que fosse proclamado em todos os lugares onde os filhos dos homens habitavam, dizendo: Onde está o homem que deseja conhecer os caminhos do Senhor e as boas obras? que ele venha para Enoque.

7 E todos os filhos dos homens então se reuniram a ele, para todos os que desejavam esta coisa foi para Enoque, e Enoque reinou sobre os filhos dos homens de acordo com a palavra do Senhor, e eles vieram e se inclinaram para ele e ouviram sua palavra .

8 E o espírito de Deus estava sobre Enoque, e ele ensinou a todos os seus homens a sabedoria de Deus e os seus caminhos, e os filhos dos homens serviram ao Senhor todos os dias de Enoque, e vieram ouvir a sua sabedoria.

9 E todos os reis dos filhos dos homens, tanto os primeiros como os últimos, juntamente com os seus príncipes e juízes, chegaram a Enoque quando souberam da sua sabedoria, e inclinaram-se para ele, e também exigiram que Enoque os governasse. , ao qual ele consentiu.

10 E eles se reuniram em todos, cento e trinta reis e príncipes, e eles fizeram Enoch rei sobre eles e eles estavam todos sob o seu poder e comando.

11 E Enoque lhes ensinou sabedoria, conhecimento e os caminhos do Senhor; e ele fez a paz entre eles, e a paz foi em toda a terra durante a vida de Enoque.

12 E Enoque reinou sobre os filhos dos homens duzentos e quarenta e três anos, e fez justiça e justiça com todo o seu povo, e os guiou pelos caminhos do Senhor.

13 E estas são as gerações de Enoque, Matusalém, Eliseu e Elimeleque, três filhos; e suas irmãs eram Melca e Nahmah, e Methuselah viveu oitenta e sete anos e ele gerou Lameque.

14 E foi no quinquagésimo sexto ano da vida de Lameque quando Adão morreu; Tinha novecentos e trinta anos de idade, e seus dois filhos, Enoque e Matusalém, seu filho, o sepultaram com grande pompa, como no sepultamento dos reis, na caverna que Deus lhe havia dito.

15 E naquele lugar todos os filhos dos homens fizeram um grande luto e choro por causa de Adão; Tornou-se, portanto, um costume entre os filhos dos homens até o dia de hoje.

16 E Adão morreu porque ele comeu da árvore do conhecimento; ele e seus filhos depois dele, como o Senhor Deus havia falado.

17 E foi no ano da morte de Adão, que foi o duzentos e quarenta e três anos do reinado de Enoch, naquele tempo Enoque decidiu separar-se dos filhos dos homens e se esconder como a princípio, a fim de servir o Senhor.

18 E Enoque fez assim, mas não se escondeu inteiramente deles, mas afastou-se dos filhos dos homens por três dias e depois foi a eles por um dia.

19 E durante os três dias que ele estava em seu quarto, ele orou e louvou ao Senhor seu Deus, e no dia em que ele foi e apareceu aos seus súditos, ensinou-lhes os caminhos do Senhor, e todos eles lhe pediram sobre o Senhor, ele lhes disse.

20 E assim o fez durante muitos anos, e depois se ocultou por seis dias e apareceu a seu povo um dia em sete; e depois disso uma vez em um mês, e então uma vez por ano, até que todos os reis, príncipes e filhos de homens procurassem por ele, e desejassem novamente ver o rosto de Enoque, e ouvir sua palavra; mas eles não podiam, pois todos os filhos dos homens tinham muito medo de Enoque, e eles temiam se aproximar dele por causa da admiração divina que estava assentada sobre seu semblante; portanto, nenhum homem poderia olhar para ele, temendo que ele fosse punido e morresse.

21 E todos os reis e príncipes resolveram reunir os filhos dos homens e ir a Enoque, pensando que todos poderiam falar com ele no tempo em que ele se apresentaria entre eles, e assim fizeram.

22 E chegou o dia em que Enoque saiu e todos se reuniram e aproximaram-se dele, e Enoque falou-lhes as palavras do Senhor e ele lhes ensinou sabedoria e conhecimento, e eles se curvaram diante dele e disseram: Que o rei viva ! Que o rei viva!

23 E, algum tempo depois, quando os reis e príncipes e os filhos dos homens falavam a Enoque, e Enoque lhes ensinava os caminhos de Deus, eis que um anjo do Senhor, então, chamado a Enoque, do céu, e quis trazê-lo até o céu para fazê-lo reinar sobre os filhos de Deus, como reinou sobre os filhos dos homens sobre a terra.

24 Naquele tempo Enoque ouviu isso, foi e reuniu todos os habitantes da terra, ensinou-lhes sabedoria e conhecimento e deu-lhes instruções divinas, e disse-lhes: Fui obrigado a subir ao céu, portanto não conheça o dia da minha ida.

25 Agora, pois, ensinarei-te sabedoria e conhecimento e dar-te-ei instruções antes de te deixar, como agir sobre a terra com o qual possas viver; e ele fez isso.

26 E ele ensinou-lhes a sabedoria e conhecimento, e deu-lhes instrução, e ele os reprovou, e colocou perante eles estatutos e juízos para fazer sobre a terra, e fez paz entre eles, e lhes ensinou a vida eterna, e habitou com eles Algum tempo ensinando todas essas coisas.

27 E naquele tempo os filhos dos homens estavam com Enoque, e Enoque estava falando com eles, e eles levantaram seus olhos e a semelhança de um grande cavalo desceu do céu, e o cavalo andou no ar;

28 E disseram a Enoque o que tinham visto, e Enoque disse-lhes: Por minha causa, este cavalo desce sobre a terra; Chegou a hora em que devo partir de você e não serei mais visto por você.

29 E o cavalo desceu naquele tempo e parou diante de Enoque, e todos os filhos dos homens que estavam com Enoque o viram.

30 Enoque ordenou novamente que uma voz fosse proclamada, dizendo: Onde está o homem que deseja conhecer os caminhos do Senhor seu Deus, que venha hoje a Enoque, antes que ele seja tirado de nós.

31 E todos os filhos dos homens se reuniram e foram a Enoch naquele dia; e todos os reis da terra com seus príncipes e conselheiros permaneceram com ele naquele dia; e Enoque ensinou aos filhos dos homens sabedoria e conhecimento e deu-lhes instruções divinas; e ele lhes ordenou que servissem ao Senhor e andassem em seus caminhos todos os dias de suas vidas, e ele continuou a fazer a paz entre eles.

32 E foi depois disso que ele se levantou e montou no cavalo; e ele saiu, e todos os filhos de homens foram após ele, cerca de oitocentos mil homens; e eles foram com ele um dia de jornada.

33 No segundo dia lhes disse: voltam para as tuas tendas, porque é que vais? talvez você morra; e alguns deles foram dele, e os que ficaram foram com ele seis dias de jornada; e Enoque disse-lhes todos os dias: Volta para as tuas tendas, para que não morras; mas eles não estavam dispostos a voltar, e eles foram com ele.

34 E no sexto dia alguns dos homens permaneceram e se agarraram a ele, e disseram-lhe: Nós iremos contigo para o lugar aonde vais; como o Senhor vive, somente a morte nos separará.

35 E insistiram tanto em ir com ele, que ele parou de falar com eles; e eles foram atrás dele e não retornaram;

36 E quando os reis voltaram, fizeram um recenseamento, a fim de saber o número de homens restantes que foram com Enoque; e foi no sétimo dia que Enoque subiu ao céu em um redemoinho, com cavalos e carros de fogo.

37 E no oitavo dia todos os reis que tinham estado com Enoque enviaram para trazer de volta o número de homens que estavam com Enoque, naquele lugar do qual ele subiu ao céu.

38 E todos aqueles reis foram para o lugar e encontraram a terra lá cheia de neve, e sobre a neve havia grandes pedras de neve, e uma disse à outra: Venha, vamos romper a neve e ver, talvez os homens os que ficaram com Enoque estão mortos, e estão agora sob as pedras de neve, e eles procuraram, mas não puderam encontrá-lo, pois ele subiu ao céu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher