Capítulo 2

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 2

1 E foi no centésimo trigésimo ano da vida de Adão na Terra que ele novamente conheceu Eva sua esposa, e ela concebeu e teve um filho à sua semelhança e à sua imagem, e ela chamou o seu nome Seth, dizendo: Porque Deus me designou outra semente no lugar de Abel, pois Caim o matou.

2 E Sete viveu cento e cinco anos e gerou um filho; e Seth chamou o nome de seu filho Enosh, dizendo: Porque naquele tempo os filhos dos homens começaram a se multiplicar e a afligir suas almas e corações transgredindo e rebelando-se contra Deus.

3 E foi nos dias de Enosh que os filhos dos homens continuaram a se rebelar e transgredir contra Deus, para aumentar a ira do Senhor contra os filhos dos homens.

4 E os filhos dos homens foram e eles serviram outros deuses, e eles esqueceram o Senhor que os havia criado na terra: e naqueles dias os filhos dos homens fizeram imagens de latão e ferro, madeira e pedra, e eles se curvaram e serviu-os.

5 E cada homem fez o seu deus e eles se inclinaram para eles, e os filhos dos homens abandonaram o Senhor todos os dias de Enosh e seus filhos; e a ira do Senhor se acendeu por causa de suas obras e abominações que fizeram na terra.

6 E o Senhor fez com que as águas do rio Giom os subjugassem, e ele os destruiu e consumiu, e ele destruiu a terceira parte da terra, e não obstante isto, os filhos dos homens não se afastaram de seus maus caminhos, e seus as mãos ainda estavam estendidas para fazer o mal à vista do Senhor.

7 E naqueles dias não houve semear nem colher na terra; e não havia comida para os filhos dos homens, e a fome era muito grande naqueles dias.

8 E a semente que semearam naqueles dias na terra se tornou espinhos, cardos e abrolhos; pois desde os dias de Adão foi esta declaração concernente à terra, da maldição de Deus, a qual ele amaldiçoou a terra, por causa do pecado que Adão pecou diante do Senhor.

9 E foi quando os homens continuaram a se rebelar e transgredir contra Deus, e a corromper seus caminhos, que a terra também se tornou corrupta.

10 E Enos viveu noventa anos e gerou Cainã;

11 E Cainan cresceu e ele tinha quarenta anos de idade, e ele se tornou sábio e tinha conhecimento e habilidade em toda a sabedoria, e ele reinou sobre todos os filhos dos homens, e ele levou os filhos dos homens à sabedoria e conhecimento; pois Cainan era um homem muito sábio e tinha entendimento em toda a sabedoria, e com sua sabedoria ele governava espíritos e demônios;

12 E Cainan sabia por sua sabedoria que Deus destruiria os filhos dos homens por haverem pecado na terra, e que o Senhor nos últimos dias traria sobre eles as águas do dilúvio.

13 E naqueles dias Cainã escreveu sobre tábuas de pedra, o que aconteceria no tempo futuro, e ele as colocou em seus tesouros.

14 E Cainã reinou sobre toda a terra, e ele levou alguns dos filhos dos homens ao serviço de Deus.

15 E quando Cainã tinha setenta anos de idade, gerou três filhos e duas filhas.

16 E estes são os nomes dos filhos de Cainã; o nome do primeiro nascido Mahlallel, o segundo Enan, e o terceiro Mered, e suas irmãs eram Adah e Zillah; estes são os cinco filhos de Cainã que nasceram para ele.

17 E Lameque, o filho de Metusael, tornou-se parente de Cainã por casamento, e ele tomou suas duas filhas para suas esposas, e Ada concebeu e deu um filho a Lameque, e ela chamou seu nome Jabal.

18 E ela novamente concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Jubal; e Zillah, sua irmã, era estéril naqueles dias e não tinha descendentes.

19 Porque naqueles dias os filhos dos homens começaram a transgredir contra Deus ea transgredir os mandamentos que ele havia ordenado a Adão, para que fossem férteis e multipliquem-se na terra.

20 E alguns dos filhos dos homens fizeram com que suas esposas bebessem um gole que as tornaria estéreis, a fim de que pudessem conservar suas figuras e por meio das quais sua bela aparência não se desvanecesse.

21 E quando os filhos dos homens fizeram algumas esposas beberem, Zillah bebeu com eles.

22 E as mulheres que cuidavam de crianças pareciam abomináveis ​​à vista de seus maridos como viúvas, enquanto seus maridos viviam, pois para os estéreis só eles estavam ligados.

23 E no fim dos dias e anos, quando Zilá ficou velha, o Senhor abriu o seu ventre.

24 E ela concebeu e deu à luz um filho e ela chamou o seu nome de Tubal Caim, dizendo: Depois que eu tivesse secado, eu o obtive do Deus Todo-Poderoso.

25 E concebeu outra vez e deu à luz uma filha, a qual ela chamou de nome Naamah, pois ela disse: Depois que eu tiver morrido, obtive prazer e deleite.

26 E Lameque era velho e avançado em anos, e seus olhos eram turvos que ele não podia ver, e Tubal Caim, seu filho, o guiava e foi um dia que Lameque foi para o campo e Tubal Caim, seu filho, estava com ele e enquanto caminhavam no campo, Caim, filho de Adão, avançou para eles; porque Lameque era muito velho e não podia ver muito, e Tubal Caim, seu filho, era muito jovem.

27 E Tubal Caim disse a seu pai para desenhar seu arco, e com as flechas ele feriu Caim, que ainda estava longe, e ele matou-o, pois ele parecia ser um animal.

28 E as flechas entraram no corpo de Caim embora ele estivesse distante delas, e ele caiu no chão e morreu.

29 E o Senhor corrigiu o mal de Caim, de acordo com a sua maldade, que ele havia feito ao seu irmão Abel, de acordo com a palavra do Senhor que ele havia falado.

30 E aconteceu que, quando Caim morreu, Lameque e Tubal foram ver o animal que haviam matado e viram, e eis que Caim, seu avô, havia caído morto sobre a terra.

31 E Lameque ficou muito entristecido por ter feito isso e, batendo palmas, golpeou seu filho e causou sua morte.

32 E as esposas de Lameque ouviram o que Lameque havia feito e procuraram matá-lo.

33 E as esposas de Lameque o odiaram desde aquele dia, porque ele matou Caim e Tubal Caim, e as esposas de Lameque se separaram dele, e não lhe deram ouvidos naqueles dias.

34 E Lameque foi a suas esposas, e ele as pressionou para ouvi-lo sobre este assunto.

35 E disse a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi minha voz, ó esposas de Lameque, atendam às minhas palavras, pois agora vocês imaginaram e disseram que eu matei um homem com minhas feridas e uma criança com minhas feridas por terem feito sem violência, mas com certeza sei que sou velho e de cabeça cinza, e que meus olhos estão pesados ​​com a idade, e fiz isso sem saber.

36 E as esposas de Lameque o ouviram neste assunto, e voltaram a ele com o conselho de seu pai Adão, mas não lhe geraram filhos desde aquela época, sabendo que a ira de Deus estava aumentando naqueles dias contra os filhos de Adão. homens, para destruí-los com as águas do dilúvio por suas más ações.

37 E Macalalel, filho de Cainã, viveu sessenta e cinco anos e gerou Jarede; e Jarede viveu sessenta e dois anos e ele gerou Enoque.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher