Capítulo 85

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 85

1 Ora, o rei Arade, o cananeu, que habitava o lado sul, ouviu que os israelitas tinham vindo pelo caminho dos espias e providenciou forças para lutar contra os israelitas.

2 E os filhos de Israel tinham muito medo dele, pois ele tinha um grande e pesado exército, de modo que os filhos de Israel resolveram retornar ao Egito.

3 E os filhos de Israel voltaram para a distância de três dias de viagem até Maserath Beni Jaakon, pois eles estavam com muito medo por causa do rei Arad.

4 E os filhos de Israel não voltariam a seus lugares, de modo que permaneceram em Beni Jaakon por trinta dias.

5 E quando os filhos de Levi viram que os filhos de Israel não voltavam, eles ficaram com ciúmes por amor ao Senhor, e eles se levantaram e lutaram contra os seus irmãos israelitas, e mataram um grande corpo, e forçaram -los a voltar para o seu lugar, o Monte Hor.

6 E quando eles voltaram, o rei Arad ainda estava organizando seu exército para a batalha contra os israelitas.

7 E Israel fez um voto dizendo: Se livrares este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades.

8 E o Senhor atendeu a voz de Israel, e entregou os cananeus nas suas mãos, e ele destruiu totalmente a eles e às suas cidades, e chamou o nome do lugar Horma.

9 E os filhos de Israel partiram do monte Hor e acamparam em Oboth, e eles viajaram de Oboth e acamparam em Ije-Abarim, na fronteira de Moab.

10 E os filhos de Israel enviaram a Moab, dizendo: Vamos passar agora pela tua terra para o nosso lugar, mas os filhos de Moab não permitiriam que os filhos de Israel passassem pela sua terra, pois os filhos de Moab estavam com muito medo os filhos de Israel deveriam fazer-lhes como fizera Siom, rei dos amorreus, que havia tomado a sua terra e matado muitos deles.

11 Por isso Moabe não quis que os filhos de Israel passassem pela sua terra, e o Senhor ordenou aos filhos de Israel que dissessem que não lutariam contra Moabe, pelo que os filhos de Israel retiraram-se de Moabe.

12 E os filhos de Israel partiram do termo de Moabe, e chegaram ao outro lado do Arnom, ao termo de Moabe, entre Moabe e os amorreus, e acamparam-se no termo de Siom, rei dos amorreus, no deserto de Kedemoth.

13 E os filhos de Israel enviaram mensageiros a Siom, rei dos amorreus, dizendo:

14 Passemos pela tua terra, não nos desviaremos para os campos nem para as vinhas, passaremos pela estrada do rei até que tenhamos passou a tua fronteira, mas Siom não permitiu que os israelitas passassem.

15 Assim Sihon reuniu todo o povo dos amorreus e saiu ao deserto para se encontrar com os filhos de Israel, e ele lutou contra Israel em Jaaz.

16 E o Senhor entregou Seom, rei dos amorreus, na mão dos filhos de Israel; e Israel feriu a todo o povo de Siom ao fio da espada, e vingou a causa de Moabe.

17 E os filhos de Israel tomaram posse da terra de Siom, desde Aram até Jabuk, até os filhos de Amom, e tomaram todos os despojos das cidades.

18 E Israel tomou todas estas cidades, e Israel habitou em todas as cidades dos amorreus.

19 E todos os filhos de Israel resolveram lutar contra os filhos de Amom, para tomar também as suas terras.

20 Disse o Senhor aos filhos de Israel: Não sitiem os amonitas, nem levantem batalhas contra eles, porque nada lhes falarei da sua terra, e os filhos de Israel obedecerão à palavra do Senhor. e não lutou contra os filhos de Amom.

21 E os filhos de Israel se converteram e subiram pelo caminho de Basã para a terra de Ogue, rei de Basã, e Ogue, rei de Basã, saiu ao encontro dos israelitas em batalha, e ele teve com ele muitos homens valentes, e uma força muito forte do povo dos amorreus.

22 E Ogue, rei de Basã, era um homem muito poderoso, mas Naaron, seu filho, era extremamente poderoso, ainda mais forte do que ele.

23 E Og disse em seu coração: Observe agora todo o acampamento de Israel ocupa um espaço de três parsa, agora eu vou feri-los de uma vez sem espada ou lança.

24 E Og subiu ao monte Jaaz e tomou dali uma grande pedra, cujo comprimento era três parsa, e colocou-a sobre sua cabeça, e resolveu lançá-la sobre o acampamento dos filhos de Israel, para ferir todos os israelitas com essa pedra.

25 E o anjo do Senhor veio e traspassou a pedra sobre a cabeça de Og, e a pedra caiu sobre o pescoço de Og que Og caiu na terra devido ao peso da pedra em seu pescoço.

26 Naquele tempo o Senhor disse aos filhos de Israel: Não temas, porque eu lhe entreguei, e todo o seu povo, e toda a sua terra na tua mão, e farás a ele como fizeste a Siom.

27 E Moisés desceu a ele com um pequeno número dos filhos de Israel, e Moisés feriu Og com um graveto nos tornozelos de seus pés e o matou.

28 Depois os filhos de Israel perseguiram os filhos de Ogue e todo o seu povo, e os açoitaram e os destruíram até que não restasse mais deles.

29 Moisés depois enviou alguns dos filhos de Israel para espiar a Jaazer, pois Jaazer era uma cidade muito famosa.

30 E os espias foram a Jaazer e a exploraram, e os espias confiaram no Senhor, e eles lutaram contra os homens de Jaazer.

31 E estes homens tomaram Jaazer e as suas aldeias, e o Senhor os entregou nas mãos deles, e expulsaram os amorreus que lá estavam.

32 E os filhos de Israel tomaram a terra dos dois reis dos amorreus, sessenta cidades que estavam do outro lado do Jordão, desde o ribeiro de Arnom até o monte Herman.

33 Partiram, pois, os filhos de Israel, e vieram para a planície de Moabe, que está além do Jordão, na altura de Jericó.

34 E os filhos de Moab ouviram todo o mal que os filhos de Israel tinham feito aos dois reis dos amorreus, a Sihon e Og, então todos os homens de Moab tinham muito medo dos israelitas.

35 E os anciãos de Moabe disseram: Eis que os dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que eram mais poderosos que todos os reis da terra, não puderam resistir contra os filhos de Israel; como podemos então ficar diante deles?

36 Certamente, eles nos enviaram uma mensagem antes de passar por nossa terra e não os toleraremos; agora eles se voltarão contra nós com suas pesadas espadas e nos destruirão; e Moabe se angustiou por causa dos filhos de Israel, e eles tiveram muito medo deles, e eles aconselharam juntos o que devia ser feito aos filhos de Israel.

37 E os anciãos de Moabe resolveram e tomaram um de seus homens, Balaque, filho de Zipor, o moabita, e o fizeram rei sobre eles naquele tempo, e Balaque foi um homem muito sábio.

38 E os anciãos de Moab se levantaram e enviaram aos filhos de Midian para fazerem as pazes com eles, pois uma grande batalha e inimizade haviam sido entre os meio de Moab e Midian, desde os dias de Hadad, filho de Bedad, rei de Edom. que feriu a Midiã no campo de Moabe até estes dias.

39 E os filhos de Moabe enviaram aos filhos de Midian, e eles fizeram as pazes com eles, e os anciãos de Midian vieram à terra de Moab para fazer a paz em favor dos filhos de Midian.

40 E os anciãos de Moabe aconselharam-se com os anciãos de Midiã sobre o que fazer para salvar suas vidas de Israel.

41 E todos os filhos de Moabe disseram aos anciãos de Midian: Agora, pois, os filhos de Israel lambem todos os que estão ao nosso redor, como o boi lambe a erva do campo, pois assim fizeram aos dois reis de os amorreus que são mais fortes do que nós somos.

42 E os anciãos de Midian disseram a Moab: Nós ouvimos dizer que na hora em que Siom, rei dos amorreus, lutou contra ti, quando ele prevaleceu sobre ti e tomou a tua terra, enviara a Beor, filho de Janeas, e a Balaão, a sua filho da Mesopotâmia, e eles vieram e amaldiçoaram-te; por isso a mão de Siom prevaleceu sobre ti, para que ele tomasse a tua terra.

43 Agora, pois, manda também a Balaão seu filho, porque ele ainda permanece na sua terra, e lhe dá o seu salário, para que ele venha e amaldiçoa a todos os que temeis; e os anciãos de Moabe ouviram isto e agradaram-lhes enviar a Balaão, filho de Beor.

44 Então Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, enviou mensageiros a Balaão, dizendo:

45 Eis que há um povo que sai do Egito; e eis que cobrem a face da terra, e habitam sobre mim.

46 Agora, pois, vem e amaldiçoa este povo por mim, porque são demasiado fortes para mim, porque eu prevalecerei para lutar contra eles e expulsá-los, porque ouvi dizer que aquele a quem tu abençoaste é bendito e amaldiçoa a quem amaldiçoa. .

47 Então os mensageiros de Balaque foram a Balaão e trouxeram Balaão para amaldiçoar o povo a lutar contra Moabe.

48 E Balaão veio a Balaque para amaldiçoar a Israel, e o Senhor disse a Balaão: Não amaldiçoes este povo, porque é abençoado.

49 E Balaque convocou Balaão dia após dia a amaldiçoar a Israel, mas Balaão não deu ouvidos a Balaque, por causa da palavra do Senhor que ele havia falado a Balaão.

50 E quando Balaque viu que Balaão não concordava com seu desejo, ele se levantou e foi para casa, e Balaão também retornou à sua terra e foi de lá para Midiã.

51 E os filhos de Israel partiram da planície de Moab, e acamparam no Jordão desde Bete-jesimote até Abel-Sitim, no fim das planícies de Moabe.

52 E quando os filhos de Israel ficaram no planalto de Chittim, começaram a prostituir-se com as filhas de Moab.

53 E os filhos de Israel se aproximaram de Moabe, e os filhos de Moabe armou suas tendas em frente ao acampamento dos filhos de Israel.

54 E os filhos de Moab estavam com medo dos filhos de Israel, e os filhos de Moab tomaram todas as suas filhas e as suas esposas de aspecto bonito e aparência graciosa, e vestiram-nos em ouro e prata e roupas caras.

55 E os filhos de Moabe sentaram aquelas mulheres à porta de suas tendas, a fim de que os filhos de Israel pudessem vê-los e virar-se para eles, e não lutar contra Moab.

56 E todos os filhos de Moab fizeram isto aos filhos de Israel, e cada homem colocou sua esposa e filha à porta de sua tenda, e todos os filhos de Israel viram o ato dos filhos de Moab, e os filhos de Israel voltou-se para as filhas de Moabe e cobiçou-as, e elas foram até elas.

57 E aconteceu que quando um hebreu chegou à porta da tenda de Moab, viu uma filha de Moab e desejou-a em seu coração, e falou com ela à porta da tenda o que ele desejava, enquanto eles Falavam juntos os homens da tenda que saíam e falavam ao hebreu como estas palavras:

58 Certamente sabeis que somos irmãos, somos todos descendentes de Ló e descendentes de Abraão, seu irmão, portanto não fareis? permanece conosco e por que não comerás nosso pão e nosso sacrifício?

59 E quando os filhos de Moab o dominaram com seus discursos, e o seduziram com suas palavras lisonjeiras, sentaram-no na tenda e cozinharam e sacrificaram para ele, e ele comeu do seu sacrifício e do seu pão.

60 Eles então deram-lhe vinho e ele bebeu e ficou embriagado, e eles colocaram diante de si uma linda donzela, e ele fez com ela como ele gostava, pois ele não sabia o que estava fazendo, como ele tinha bebido abundantemente de vinho.

61 Assim os filhos de Moabe a Israel naquele lugar, na planície de Chittim, e a ira do Senhor se acendeu contra Israel por causa deste assunto, e ele enviou uma peste entre eles, e ali morreu dos filhos de Israel vinte. quatro mil homens.

62 Ora, havia um homem dos filhos de Simeão, que se chamava Zinri, filho de Salu, que se ligou ao midianita Cosbi, filha de Zur, rei de Midiã, à vista de todos os filhos de Israel.

63 E Fineia, filho de Elazer, filho de Arão, o sacerdote, viu o mal que Zimri fizera, e, tomando uma lança, levantou-se e foi após eles, e os traspassou e matou, e a peste cessou. os filhos de Israel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher